EU NÃO ME PROTEGI... EU NÃO ERA ASSIM... O USO DE PARÓDIAS NA PROMOÇÃO DA SAÚDE AUDITIVA DE ESTUDANTES DE MÚSICA
Simões, P.N. ;
Silva, L.R. ;
Senda, F.T. ;
Vicente, R. ;
Lacerda, A.B.M. ;
Lüders, D. ;
Introdução: A literatura é vasta ao documentar problemas auditivos em músicos, que estão constantemente expostos a sons de forte intensidade. Além da perda da audição outros sintomas auditivos compõem o cenário de risco para doenças ocupacionais, entre os músicos profissionais, como o zumbido, a disacusia e a hiperacusia. Convém apontar que fazer musical nos mais altos padrões é tanto recompensador quanto desafiador, e que a prática para alcançar o desempenho almejado pode afetar a saúde dos artistas desde seu período de formação. Portanto, iniciativas de promoção da saúde na formação musical devem ser mais frequentes e eficientes nos ambientes acadêmicos. Além disso, a linguagem e as estratégias adotadas devem apresentar uma abordagem capaz de engajar os estudantes para atuarem ativamente neste processo.
Objetivo: Compor uma paródia para promover a saúde auditiva em estudantes de música.
Metodologia: Participaram duas fonoaudiólogas, dois professores e um estudante de música. A composição se deu em etapas: (1) Elaboração da lista de vocábulos relacionados à música e saúde auditiva: música, perfeição, exposição, prevenção, educação, audição, ensaio, intensidade, risco, zumbido, perda da audição, saúde auditiva. (2) Escolha da canção: Óculos, do grupo de rock Paralamas do Sucesso (1984), que marcou várias gerações, apresenta uma melodia fácil de cantar e cujos ritmo e rimas permitiram que os vocábulos relacionados à saúde auditiva fossem utilizados de modo efetivo e aprazível. (3) Substituição das rimas e estrofes. (4) Mixagem da letra com a melodia original de Óculos, mantendo a métrica e da tonalidade em Mi maior.
Resultados: Se as meninas da balada não me ouvem eu grito assim/Eu não me protegi/Aumento mais a intensidade, mas isso não é bom/Eu não me protegi/Quando eu tô meio pra baixo, ponho os fones e escuto bem/Se eu tô pra cima, tiro os fones e eu não ouço ninguém/Por que você não escuta a mim? Ô ô/Me diz se eu canto ou toco mal ô ô/Por que você não escuta a mim?/Eu não me protegi, mas sou um cara legal/ Eu ensaiava com minha banda o dia inteiro e era dez/Dava um zumbido no ouvido e nem ligava para os decibéis/Se eu te disser da proteção periga você não acreditar/Eu não me protegi/Ah, eu não era assim, não/Por que é que eu não escuto ninguém? Ô ô/Será que falam baixo demais? Ô ô/ Por que é que eu não escuto ninguém?/Eu não me protegi, mas sou um cara legal/ Por que você não escuta a mim? Ô ô/Eu não me protegi e agora dói no coração... A paródia, apresentada durante uma roda de conversa realizada em comemoração ao Dia da Música, foi considerada por professores, estudantes de música e fonoaudiólogos uma ferramenta efetiva para a conscientização dos riscos envolvidos com o aprendizado e com o desempenho da prática musical.
Conclusão: O uso de paródias é um recurso com potencial para conscientizar os estudantes de música sobre a adoção de hábitos auditivos saudáveis, já no período de graduação, posto que aborda o tema utilizando uma linguagem familiar para este público.
COMEAU, Gilles; KORAVAND, Amineh; SWIRP, Mikael. Prevalence of hearing loss among university music students. [S. l.: s. n.], 2018.
LUDERS, Débora; SIMÕES, Pierangela N. Ações educativas em saúde auditiva para estudantes de música. Em: LACERDA, Adriana B.M.; FRANÇA, Denise, V.R.Org. Práticas educativas em saúde auditiva. Ponta grossa: Editora Atena, 2021
LÜDERS, Débora et al. Music students: Conventional hearing thresholds and at high frequencies. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology, [s. l.], v. 80, n. 4, p. 296–304, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.bjorl.2014.05.010
PAWLACZYK-ŁUSZCZYŃSKA, Małgorzata et al. Exposure to excessive sounds and hearing status in academic classical music students. International Journal of Occupational Medicine and Environmental Health, [s. l.], v. 30, n. 1, p. 55–75, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.13075/ijomeh.1896.00709
POURYAGHOUB, Gholamreza; MEHRDAD, Ramin; POURHOSEIN, Saeed. Noise-induced hearing loss among professional musicians. Journal of Occupational Health, [s. l.], v. 59, n. 1, p. 33–37, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1539/joh.16-0217-OA
DADOS DE PUBLICAÇÃO