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Tutoras

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Coordenadora: ADRIANA BENDER MOREIRA DE LACERDA
Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1990), Mestrado Em Distúrbios da Comunicação pela Universidade Tuiuti do Paraná (1998) e Doutorado em Ciências Biomédicas / Audiologia pela Université de Montreal (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Tuiuti do Paraná. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Saúde Auditiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Programas de Promoção de Saúde Auditiva nos Diferentes Ciclos da Vida; aspectos preventivos da audiologia ambiental e ocupacional; diagnóstico audiológico visando identificação precoce da perda auditiva periférica e central; ruído e agentes químicos: efeitos ototóxicos da exposição combinada. Coordenadora do programa Dangerous Decibels® Brasil.
http://lattes.cnpq.br/4787861539900038

 

ANDRÉA CINTRA LOPES
Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade do Sagrado Coração, mestrado em Distúrbios da Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado no Laboratório de Acústica e Vibração pela UNESP, Bauru. Professora Associada da Universidade de São Paulo, campus Bauru. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Audiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde do trabalhador, saúde auditiva e telessaúde. É pesquisadora do grupo de pesquisa Centro de Pesquisas Audiológicas, credenciado no CNPq. Membro da Academia Brasileira de Audiologia e Coordenado do Comitê de Audição, do Departamento de Audição e Equilíbrio da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, gestão 2017-2019. Tutora do Programa Dangerous Decibels® Brasil.
http://lattes.cnpq.br/3984468042894393

 

CARLA SOUTO BAHILLO NEVES
Possui graduação em FONOAUDIOLOGIA pelo INSTITUTO METODISTA IZABELA HENDRIX (1993), mestrado em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Atualmente é professora na pós-graduação de saúde auditiva da Unileya / EAD. Pesquisador visitante e voluntário da Dangerous Decibels da Universidade OHSU - Oregon Health and Science University. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Fonoaudiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: equiílibrio, avaliação auditiva, vertigem, reabilitação e audição. Coordenadora do programa "Cuide da sua audição: Passe essa ideia adiante. Trabalho com prevenção de perdas auditivas em adolescentes e prevenção de perdas ocupacionais. Docente nas áreas de políticas públicas de saúde e Educação em saúde. Tutora do Programa Dangerous Decibels® Brasil
http://lattes.cnpq.br/4298305274731430

 

CLEIDE FERNANDES TEIXEIRA
Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1987), Mestrado em Saúde Pública pela Fundação Osvaldo Cruz (2000), Doutorado em Programa de Pós Graduação Saúde Coletiva pela Fundação Osvaldo Cruz Departamento de Saúde Coletiva do Aggeu Magalhães (2007). Atualmente é docente do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Pernambuco, Vice Chefe do Departamento e Tutora do Programa Dangerous Decibels® Brasil.
http://lattes.cnpq.br/1883766780996866

 

EVELYN JOICE ALBIZU
Graduada em Engenharia Civil em 1981, Engenheira de Segurança do Trabalho (1983), especialista em Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento (2005), mestre em Construção Civil (2008), todos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), doutora em Distúrbios da Comunicação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2014). Atuou na área de Engenharia Civil e atua na área de Engenharia de Segurança do Trabalho nos seguintes temas: segurança do trabalho, higiene do trabalho e meio ambiente. Tecnologista Senior III da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho, FUNDACENTRO, é chefe do Serviço Técnico no Centro Estadual da FUNDACENTRO no Paraná, responsável pelo setor de Higiene do Trabalho e coordenadora nacional do Programa Nacional de Segurança, Saúde e Meio Ambiente de Trabalho nas Atividades de Pesca e Mergulho Profissionais. Tutora do Programa Dangerous Decibels® Brasil.
http://lattes.cnpq.br/1499588164277287

 

ISABEL CRISTIANE KUNIYOSHI
Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1991), especialização em avaliação auditiva e do equilíbrio corporal pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1992), mestrado em Saúde Pública pela USP (2001) e doutorado em Ciência Odontológica pela UNESP/Araçatuba (2017). É especialista em audiologia com título conferido pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (2001) e possui MBA em Administração e Gestão do Conhecimento (2012). Na Fonoaudiologia atua principalmente em audiologia e saúde pública no enfrentamento da Poluição Sonora. É docente de graduação e pós graduação, presencial e a distância. Possui experiência em administração em Ensino Superior e capacitação docente em didática, planejamento e avaliação da aprendizagem. Docente e pesquisadora no Centro Universitário São Lucas (UniSL) e Associação Brasileira de Odontologia-ABO, Porto Velho-RO. Membro da Academia Brasileira de Audiologia e da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Facilitadora do Programa de Ressocialização Ambiental do Ministério Público do Estado de Rondônia e Tutora do Programa Dangerous Decibels Brasil®.
http://lattes.cnpq.br/4855856791848303

 

LYS MARIA ALLENSTEIN GONDIM
Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR/Curitiba - PR) (2000); Pós-Graduação / Residência Médica (Especialização) em Otorrinolaringologia pelo Hospital Nossa Senhora de Lourdes / Hospital da Criança (HNSL - HCça / São Paulo - SP) (2005); Estágio em Pesquisa no Alleghenny-Singer Research Institute / Center for Genomic Sciences (Pittsburgh - EUA); Mestre em Saúde e Gestão do Trabalho pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI - Itajaí - SC) (2016); Tutora do Programa Dangerous Decibels® Brasil (2016); Doutoranda do Programa de Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) / Curitiba - PR. Atualmente é médica otorrinolaringologista na Clínica Integrada ‘Contorno Sul Medical Center’, no Hospital Universitário Infantil Pequeno Anjo (UNIVALI) e no SESI Clínica (Responsável Técnica) no Município de Itajaí / SC. Tem experiência na área da Medicina, com ênfase em Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, atuando principalmente nos seguintes temas: otologia/audiologia, educação e promoção em saúde auditiva, otorrinolaringologia pediátrica, otites, xilitol e biofilmes.
http://lattes.cnpq.br/9440604187191673

 

RENATA COELHO SCHARLACH
Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo (1993), mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1998) e doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2003). Atualmente é subcoordenadora e docente do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Catarina. É Tutora do Programa Dangerous Decibels® Brasil. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em audiologia, atuando principalmente nas seguintes áreas: diagnóstico dos distúrbios da audição e do equilíbrio corporal e no processo de seleção e adaptação de prótese auditiva.
http://lattes.cnpq.br/1448717008023148

 

ROBERTA ALVARENGA REIS
Roberta Alvarenga Reis é fonoaudióloga, professora adjunta do Departamento de Odontologia Preventiva e Social na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - (2010-). Concluiu mestrado (2004) e doutorado (2009) em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP/USP, com estágio de doutorado sanduíche no Institut und Poliklinik für Medizinische Psychologie da Universitätsklinikum Hamburg-Eppendorf - UKE, em Hamburgo - Alemanha (2006/2008), com financiamento CNPq/DAAD. É especialista em Audiologia pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (2001) e cursou Ativação de Processos de Mudanças na Formação Superior de Profissionais da Saúde, pela UAB/EAD/ENSP/Fiocruz (2010), Competências Gerenciais Públicas, pela UNESP/Araraquara (2004) e Psicopedagogia (2000). No momento, atua como tutora do Programa de Educação Tutorial - PET Conexões - Participação e Controle Social em Saúde (2014-), vice-coordenadora do Comitê de Políticas de Educação (Departamento de Saúde Coletiva - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - SBFa) e coordenadora da Comissão de Graduação do Curso de Fonoaudiologia da UFRGS (gestão 2015-2018).Participa do Programa de extensão e pesquisa em saúde urbana, ambiente e desigualdades na UFRGS (2011-) e é tutora do Dangerous Decibels® Brasil (2016), vinculado à Academia Brasileira de Audiologia (ABA). Membro do Grupo de Pesquisa sobre Medidas em Saúde - GPEMSA (USP - 2008-) e Avaliação em saúde: planejamento e organização das redes de atenção em Minas Gerais (UFMG - 2016-). Exerce função de conselheira efetiva no Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre, representando a Associação de Docentes da UFRGS (ADUFRGS) desde 2011. As principais áreas de interesse são a formação e exercício profissional em saúde pública/coletiva, gestão e planejamento de serviços, avaliação em saúde, educação permanente em saúde, participação/controle social e o desenvolvimento e validação de instrumentos de medidas em saúde, com ênfase na definição de indicadores para avaliação em saúde e qualidade de vida da população em geral, pessoas em situação de vulnerabilidade social e/ou com deficiência.
http://lattes.cnpq.br/3367110598313604

 

WANDERLEIA QUINHONEIRO BLASCA
Fonoaudióloga (1987) pela Universidade do Sagrado Coração; Mestrado em Educação: Distúrbios da Comunicação - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994); Doutorado em Ciências - Distúrbios da Comunicação - Hospital de Reabilitação de Anomalias Crânio Faciais (2002) e Livre Docência pela Faculdade de Odontologia de Bauru / Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Fonoaudiologia da FOB-USP na Graduação e Pós-Graduação. Membro do Grupo de Pesquisas em Audiologia do Centro de Pesquisas Audiológicas do HRAC / USP e do Grupo de Pesquisa em Telemedicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Membro do Grupo de Trabalho (GT) de Telessaúde em Fonoaudiologia do Conselho Federal de Fonoaudiologia. Membro do Comitê Assessor do Programa Viver Sem Limites do Ministério da Saúde e Membro do Grupo de Avaliadores de Cursos de Graduação em Fonoaudiologia do Ministério da Educação. Atua nas Linhas de Pesquisa: Processos e Distúrbios da Audição e Telessaúde em Fonoaudiologia. VICE-PRESIDENTE da Comissão Gestora do Convênio SUS da FOB/USP. Membro da Comissão Interna de Acompanhamento de Convênios do HRAC / USP. Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Auditiva do HRAC / USP / Ministério da Educação; Coordenadora do Programa de Saúde Auditiva do Departamento de Fonoaudiologia / Clinica de Fonoaudiologia - FOB/USP, credenciado junto ao Ministério da Saúde. Coordenadora do Projeto Jovem Doutor do Departamento de Fonoaudiologia da FOB-USP. Membro e Tutora do Programa Dangerous Decibels® Brasil. Tutora do PET - FONOAUDIOLOGIA do Departamento de Fonoaudiologia desde janeiro/2017. Bolsista pelo Ministério da Educação. Membro da Diretoria da Academia Brasileira de Audiologia, gestão 2017 a 2019.
http://lattes.cnpq.br/1906160784953373