Este projeto foi desenvolvido inicialmente pelo Dr. Willian Martin no final da década de 90, juntamente com um grupo de pesquisadores da Oregon Hearing Research Center da Oregon Health & Science University (OHSU) em conjunto com o Oregon Museum of Science and Industry (OMSI), o Portland VA National Center for Rehabilitative Auditory Research e a American Tinnitus Association (ATA).
Da esquerda para direita: Billy Martin, Genna Martin, Judy Sobel, Deanna Meinke, Susan Griest, Linda Howarth, Ga-lo Vann
Ga-lo Vann em sala de aula
Em 2013 o programa recebeu o prêmio Safe- in- Sound Excellence in Hearing Loss Prevention do National Institute for Occupational Safety and Health (NIOSH) e da National Hearing Conservation Association (NHCA), um prêmio que reconhce a excelencia e a inovação em prevenção de perdas auditivas, pela expansão do uso do program ao ambito ocupacional.
As parcerias americanas e internacionais com diversas universidades, com associações e academias científicas, com o setor público e com o privado impulsionaram e continuam impulsionando a disseminação do Dangerous Decibels®. Em 2015, a ABA passou a integrar a rede de parcerias.
Saiba como contribuir com o Dangerous Decibels-Brasil.