Voltar

Estratégias Educativas

Estratégias Educativas

Belo Horizonte – Brasil
Fga. Carla Souto Bahillo Neves – link CV
Programa anual de educação em saúde auditiva, desenvolvido para alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II. Durante o ano são trabalhados conceitos de saúde audtiva, anatomofisiologia da audição, prevenção e promoção da saúde auditiva. Tendo como base os conceitos da Dangerous decibels, são desenvolvidas atividades que visam a fixação dos conceitos trabalhados por meios de atividades lúdicas que vão desde a confecção de jogos (cartas, tabuleiros caça-palavras), confecção de histórias em quadrinhos, trabalhos com massinhas etc.
Orelhito, o mascote do programa “cuide da sua audição: passe essa ideia adiante”



Atividades de fixação do conteúdo com massinha – cóclea com células ciliadas lesadas pelo som




Histórias em quadrinhos:
Tema: utilização de EPIs em shows


Jogos – caça palavras



Campinas
Fga. Keila Knobel
Curitiba
Fga. Adriana Bender Moreira de Lacerda

Programa de promoção da saúde e prevenção da perda auditiva em escolares (PPPAE) englobando o ambiente escolar, o perfil auditivo e as ações educativas com vistas à saúde auditiva.
Como estratégias educativas, utiliza oficinas educativas, com o objetivo de refletir em grupo sobre os cuidados com a saúde auditiva e a exposição à ruídos nas atividades de lazer, escolar e ambiental. As oficinas seguem os pressupostos da pedagogia problematizadora e utilizam recursos como o teatro, a música, os jogos, gincanas, etc...

Teatro


Música

Roda de co nversa utilizando a dinâmica da batata quente para motivar um dialogo , onde os jovens debatem sobre o tema com o auxilio dos moderadores.

Criação de um mural na escola sobre saúde auditiva e os riscos do ruído visando alertar a comunidade estudantil.




São Paulo
Fga.Teresa Maria Momensohn dos Santos