Voltar

O que é

O que é

No Brasil, as atividades do DD já ocorrem em três cidades, Belo Horizonte-MG, Campinas-SP e São Paulo-SP. Em São Paulo, as ações iniciaram em 2010, com a Fga. Teresa Maria Momensohn dos Santos, que buscou estratégias para desenvolver um programa de saúde auditiva na escola, após completar o treinamento Dangerous Decibels Educator em 2010. A partir desse evento, passou a incluir nas atividades com as crianças e adolescentes, ações educativas baseadas no DD. Em Campinas as atividades iniciaram em 2011 com a Fga. Keila Knobel, quando ela realizou ações educativas baseas no treinamento DD em escolas públicas e particulares, dando ênfase em três importantes questões: Quais são as fontes de sons perigosos? Quais são as consequências da exposição a sons perigosos? Como posso me proteger de sons perigosos? As ações educativas do DD em Campinas possuem duração de 60 minutos. Keila realizou um estudo sobre a efetividade dessa intervenção, publicado em 2014 (Knobel e Lima, 2014; ver Biliografia) Em Belo horizonte as atividades iniciaram em 2013 com a Fga. Carla Souto Bahillo Neves, após curso de capacitação para o uso do programa DD em Portland, e acompanhar o Dr William Hall Martim, nas atividades do DD na Oregon Health & Science University (OHSU). Carla desenvolve ações educativas baseadas no programa DD em escolas da cidade de Belo Horizonte.

Em 2015 a Academia Brasileira de Audiologia (ABA) oficializou a parceria com o DD para facilitar a implantação do programa no país. Essa parceria faz parte do compromisso da ABA de promover a saúde auditiva, por meio da proposta de educação em saúde, visando reduzir a exposição da população a sons intensos e assim contribuir melhoria da qualidade de vida da sociedade.

Nossos objetivos são:
- Divulgar informações sobre audição para crianças, adolescentes e adultos
- Implementar um modelo de educação interativa em saúde auditiva
- Ser o facilitador do DD em nível nacional, promovendo parcerias
- Manter um repositório atualizado de publicações e materiais educativos para promoção da saúde auditiva
- Divulgar cursos e outros instrumentos de capacitação para o uso do programa DD
- Informar a sociedade sobre o som intenso e seus efeitos, em especial a perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevado (PAINPSE) e o zumbido.