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Projeto Jovem Doutor

Projeto Jovem Doutor

JOVEM DOUTOR BAURU – UM MODELO DE EDUCAÇÃO INTERATIVA NA PREVENÇÃO DE PROBLEMAS AUDITIVOS.

Ouvir música, escutar notícias do rádio ou mesmo conversar ao telefone... Para todas estas atividades a percepção dos sons pelo ouvido é essencial, mas é preciso ter cuidado com o volume dos dispositivos eletrônicos, que estão cada vez mais potentes e podem provocar deficiência auditiva. Se antes esse problema era comum nas pessoas mais velhas, atualmente as estatísticas têm revelado um novo grupo de pessoas com dificuldades para ouvir: os jovens. A preocupação com o aumento destes casos foi uma das razões que motivou uma equipe de professores e alunos do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (USP) a trabalhar com a prevenção e o diagnóstico precoce da deficiência auditiva.
Desta forma, o Projeto Jovem Doutor, idealizado pelo professor Dr. Chao Lung Wen, responsável da Disciplina de Telemedicina (DTM) da Faculdade de Medicina (FM) da USP, ganhou adeptos fora da capital paulista e em 2008 virou uma proposta de ação para trabalhar temas voltados para os cuidados com a audição junto às escolas de Bauru, sob a coordenação da fonoaudióloga Wanderléia Quinhoeiro Blasca (FOB-USP).
O Projeto Jovem Doutor utiliza recursos de Teleducação Interativa e do Projeto Homem Virtual, com o propósito de incentivar estudantes a realizarem trabalhos cooperados que promovam a melhoria da saúde e da qualidade de vida das comunidades. Trata-se de um modelo de educação em saúde cuja finalidade é capacitar jovens estudantes a respeito de diversas temáticas da área da saúde, para que estes possam disseminar o conhecimento aprendido a sua comunidade. Baseando-se no fundamento do aprendizado vivencial, os jovens doutores adquirem novos conceitos e experimentam novas experiências, ensinando às outras pessoas. Nessa proposta, alunos, amigos, pais e professores acabam se envolvendo nessa dinâmica que chamamos de cadeia produtiva de saúde.
Aulas presenciais, dinâmicas de aprendizagem, visitas à universidade e tutoria via Internet, através do site do Projeto Jovem Doutor (www.projetojovemdoutor.org.br) foram as principais atividades desenvolvidas para motivar os estudantes do ensino fundamental e médio a participarem do projeto e serem multiplicadores do conhecimento sobre saúde auditiva, prevenção e diagnóstico precoce das deficiências auditivas e da comunicação, reabilitação auditiva e inclusão social do deficiente auditivo. Alunos de graduação e pós-graduação, sob a orientação de professores universitários, trabalharam em conjunto com estudantes das escolas, que por sua vez tiveram a tarefa de repassar o conhecimento para a comunidade.
Como resultado das ações, a equipe do Departamento de Fonoaudiologia da FOB-USP vivenciou na prática as necessidades e características da população, no que diz respeito aos cuidados com a saúde auditiva. Para alunos do ensino fundamental e médio, o Projeto Jovem Doutor representou uma oportunidade de aprender sobre saúde, além da inclusão digital. O Jovem Doutor também proporcionou um maior envolvimento entre a universidade e a comunidade, e a possibilidade de aplicar os conhecimentos acadêmicos promovendo a saúde e qualidade de vida para a população ( publicações no link Biblioteca).
Uma das grandes vertentes do Projeto Jovem Doutor é a possibilidade da realização em diferentes temas da área da saúde seguindo a dinâmica da Educação em Saúde dimensionada pela multiplicação do conhecimento. Nesse contexto, as parcerias institucionais são de extrema importância. Assim, a partir de 2015 o Projeto Jovem Doutor sobre o tema Saúde Auditiva será desenvolvido em parceria com a Academia Brasileira de Audiologia no Projeto Dangerous Decibels Brasil.

Contato : Wanderleia Q. Blasca
Email: wandablasca@usp.br