Poster (Painel)
P091 | Caracterização audiológica de crianças com Paralisia Cerebral atendidas em um centro de saúde | Autores: | MENEZES, A.A.V.B.1, GRANÇO, F.S.1, FONTES, C.C.M.1,1, BENTIM, C.C.G.1,1 1 SORRI - SORRI - BAURU |
Resumo: Resumo Simples
Introdução: As encefalopatias crônicas infantis não evolutivas são definidas como quadros clínicos estáveis e não progressivos, decorrentes de lesão neurológica no período de crescimento encefálico. Suas causas e manifestações são heterogêneas, sendo que sob esta denominação encontra-se a condição clínica Paralisia Cerebral. A Paralisia Cerebral (PC) possui uma prevalência de 2 a 2,5 a cada 1000 nascidos vivos, é descrita como um grupo de alterações no desenvolvimento motor e postural, causando limitação de atividade desenvolvimento cerebral do feto ou lactente. A deficiência auditiva está associada a aproximadamente 12% dos indivíduos com PC, sendo que há similaridade entre os fatores de risco para deficiência auditiva (DA) e para a PC. Objetivos: Caracterizar os resultados encontrados na avaliação audiológica dos pacientes atendidos na instituição. Material e Método: Estudo retrospectivo de pacientes em atendimento com idade entre 7 e 14 anos. O estudo compreendeu a realização do diagnóstico audiológico por meio de testes objetivos e subjetivos em trinta e oito crianças com Paralisia Cerebral (PC). Foram coletadas informações nos respectivos prontuários das crianças, para caracterização da casuística(38 indivíduos). Resultados: Todas as crianças realizaram a imitanciometria. Verificamos que desta amostra 17 (45%) realizara a triagem auditiva (frequência de 500, 1000, 2000 e 4000Hz), 8 (21%) realizaram a audiometria tonal limiar, 6 (16%) a audiometria de reforço visual em campo e 7(18%) realizaram as emissões otoacusticas por estimulo transiente – triagem. Em relação ao resultados verificamos que 36 ( 95%) apresentaram avaliação compativel com audição normal e 2 (5%) apresentaram alteração condutiva. Conclusão: verificou-se que devido as diferentes manifestações da Paralisia Cerebral são necessárias vários tipos de avaliação audiológica de acordo com a necessidade de cada criança, e diferente do encontrado na literatura não foi encontrado nenhum cado de perda auditiva neurossensorial.
Palavras-chave: paralisia cerebral, audição, crianças |