ANAIS :: 30º EIA - Bauru/SP - 2015 - ISSN : 1983-179X
Resumo: 80-1

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80-1

Sistema de campo livre digital: avaliação da efetividade em ambiente educacional

Autores:
CRUZ, A.D.1
1 FOB/USP - Faculdade de Odontologia de Bauru/Universidade de São Paulo

Resumo:
Resumo Simples

Introdução: No ambiente educacional as crianças estão envolvidas em atividades nas quais predomina a fala dos professores e de seus colegas. Portanto, uma acústica adequada nas salas de aula e uma relação sinal-ruído (S/R) favorável são vitais para todos os alunos. Várias estratégias são utilizadas para melhorar a relação S/R a fim de favorecer o reconhecimento da fala no ruído, dentre elas, a indicação dos Sistemas de Frequência Modulada (FM). Objetivo: Avaliar o impacto do sistema de campo livre digital para o desempenho acadêmico de crianças com audição periférica normal e para a voz do professor. Métodos: Participaram 20 crianças, com média de idade de 8 anos, matriculadas no 3º ano do ensino fundamental, divididas igualmente em dois grupos (controle e experimental) e seu professor. O grupo experimental utilizou o sistema FM Digimaster 5000 em sala de aula por três meses consecutivos. Os alunos e o professor foram avaliados antes e após três meses de uso do equipamento. Os instrumentos de pesquisa utilizados para avaliação dos alunos foram os testes: Perfil de Habilidades Fonológicas; Teste de Nomeação Automática Rápida (RAN); Teste de Desempenho Escolar (TDE) e Compreensão Leitora. Para avaliação da voz do professor foram aplicados: questionário; escala de desconforto do trato vocal e realizado as análises perceptivo-auditiva e acústica. Foram aplicados questionários específicos e colhidos depoimentos sobre a experiência do uso do FM por parte dos participantes. Resultados: Não houve diferença estatisticamente significante na comparação entre as avaliações e na comparação entre os grupos com relação ao teste Perfil de Habilidades Fonológicas e o RAN. O grupo experimental apresentou resultados estatisticamente significantes no substeste de Leitura (TDE). No teste de compreensão leitora, ambos os grupos apresentaram resultados estatisticamente significantes no tempo de leitura quando comparada as avaliações, entretanto observou-se que o grupo experimental obteve um melhor tempo de leitura oral. Na avaliação da voz do professor observou-se que na escala do desconforto do trato vocal, houve melhora na intensidade e frequência do sintoma de aperto, sugerindo redução da tensão vocal. A análise percetivo-auditiva evidenciou melhora na rouquidão e soprosidade após o uso do FM, e na análise acústica também observou melhora na voz. Por meio dos depoimentos e questionários sobre a experiência do uso do FM em sala de aula, os alunos relataram que dá para ouvir melhor o professor e o professor relatou melhora na escuta e atenção dos alunos para instruções verbais. Conclusão: Este estudo poderá nortear outros estudos, por meio do uso do sistema de campo livre digital como instrumento para auxiliar alunos e professores no ambiente educacional, uma vez que estudos sobre esta temática ainda são escassos.

Palavras-chave:
 Criança, Acústica, Razão Sinal-Ruído, Amplificadores Eletrônicos, Tecnologia Educacional