ANAIS :: 30º EIA - Bauru/SP - 2015 - ISSN : 1983-179X
Resumo: P137

Poster (Painel)


P137

Proposta de protocolo para triagem acústica de salas de aula

Autores:
CRUZ, A.D.1, MORET, A.L.M.1, LOPES, N.B.F.1, FIDÊNCIO, V.L.D.1, ANGELO, T.C.S.1, ALVES, T.K.M.1, SANTOS, L.G.1, PACCOLA, E.C.M.1, JACOB, R.T.S.1
1 FOB USP BAURU - Universidade de São Paulo/Campus Bauru

Resumo:
Resumo Simples

Introdução: O ruído é definido como um som indesejável e está presente em uma variedade de ambientes. No ambiente escolar, o ruído não é apenas um incômodo como também interfere no rendimento das atividades de ensino. Os professores sentem-se incomodados em ministrar aulas em salas ruidosas e percebem a dificuldade dos alunos em ouvir a informação, bem como a dispersão da atenção. A Acústica é a ciência que estuda os sons. Ao analisar a acústica de uma sala de aula, verificam-se todos os sons presentes no local. Atualmente, não há padronização da metodologia que deve ser utilizada para mensurações de ruído em salas de aula. Objetivo: Validar e verificar a confiabilidade do conteúdo de um protocolo de triagem acústica de salas de aula. Métodos: Foi realizada previamente a tradução do protocolo Acoustic measurements in classrooms para o idioma Português, revisão das equivalências gramatical e idiomática (traduções reversas) e adaptação linguística. A validação de conteúdo realizou-se em duas etapas: a primeira com a avaliação individual dos especialistas e a segunda com reunião entre as pesquisadoras e os especialistas. Na etapa de validação de conteúdo, o protocolo foi encaminhado para a apreciação de seis especialistas. Para a apreciação, utilizou-se um roteiro com os itens do protocolo e os critérios de avaliação: organização, abrangência, objetividade e pertinência. Após o retorno das avaliações, foi realizada a compilação das respostas e sugestões de alterações, e cada participante manifestou sua opinião em relação aos itens até chegar ao consenso. Resultados: O protocolo de triagem da acústica de salas de aula apresentou validade de conteúdo e, após a realização das alterações sugeridas, a confiabilidade obteve resultados excelentes, o que demonstra que é claro e objetivo, sendo possível aplicá-lo à realidade das salas de aula. Conclusão: Acredita-se que esse protocolo trará inúmeros benefícios, pois tornará possível a identificação de salas de aula que podem ter problemas acústicos que interfiram na comunicação e ensino. A partir da triagem, poderá ser indicada uma avaliação mais aprofundada e consequentemente, a realização das adequações pertinentes.

Palavras-chave:
 Escolas, Ruído, Razão Sinal-Ruído, Acústica, Protocolo