ANAIS :: 30º EIA - Bauru/SP - 2015 - ISSN : 1983-179X
Resumo: P008

Poster (Painel)


P008

PARCERIA PÚBLICO/ PRIVADO: RELATO DE CASO ENVOLVENDO AÇÕES MULTIDISCIPLINARES EM SAÚDE AUDITIVA

Autores:
OLIVEIRA, D.S.1,1, BARUZZI, A.O.1,1, KAO, A.P.O.G.1,1, COSTA, E.V.1,1, ROVERI, T.M.1,1, CASTRO, A.S.O.1,1
1 PECP - Programa Einstein na comunidade de Paraisópolis

Resumo:
Resumo Simples

Introdução: O Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis (PECP) desenvolve ações socioeducacionais de prevenção e reabilitação em saúde, por meio de atuação de equipe multidisciplinar na busca de intersecção de conhecimentos para o desenvolvimento de ação terapêutica unificada e mais efetiva. Objetivo: descrever o processo de diagnóstico e reabilitação de um paciente com deficiência auditiva, inserido em contexto de vulnerabilidade social. Relato de caso: R., aos 4 anos e 9 meses, foi encaminhado pelo NASF para avaliação fonoaudiológica com queixa de alterações de fala e suspeita de perda auditiva, que, segundo o pai, teve início aos quatro anos de idade. Durante anamnese foram referidos dois casos de deficiência auditiva na família: avó e mãe, ambas de grau severo/profundo. Foi realizada avaliação audiológica de R., com diagnóstico de perda auditiva neurossensorial bilateral de grau severo, e seus três irmãos, um deles com o mesmo diagnóstico. R. foi encaminhado para avaliação otorrinolaringológica e adaptação de próteses auditivas em serviço externo de saúde, assim como sua mãe e irmão. Sua irmã, então, com dois anos de idade, iniciou Fonoterapia por apresentar atraso de fala e linguagem, além de monitoramento audiológico, dada a característica de incidência tardia e progressiva das perdas auditivas diagnosticadas na família. A equipe de Fonoaudiologia, em conjunto com Serviço Social e Educação, e equipe do NASF, iniciaram intervenções direcionadas à família. R., que não frequentava escola, dificultando, entre outros aspectos, o convívio social com crianças ouvintes, foi matriculado em escola e no Projeto Educação Cidadã, no PECP. Visando auxiliar no processo de inclusão escolar, a equipe de Fonoaudiologia realizou visita à escola; promoveu orientações a educadores e busca de recursos facilitadores para recepção do sinal acústico pela criança, como o sistema FM. A família recebeu orientações quanto a benefícios sociais. A mãe, sem fonte de renda própria, iniciou curso de capacitação profissional em culinária no PECP. No início sua participação sofreu limitações devido ao fato de ter abandonado o uso de próteses. Ainda assim, foi possível notar sua integração no grupo, sinais de melhora em sua autoestima e postura mais ativa diante dos conflitos e situações de violência vivenciados com seu companheiro, alcoolista. Considerações Finais: R., atualmente com dez anos, usuário de próteses auditivas, encontra-se em avaliação para implante coclear. Está matriculado na escola, frequenta, no PECP, atendimento em Fonoaudiologia e Psicopedagogia semanalmente, e Projeto Educação Cidadã, incluindo atividades em arte e esportes, de segunda a sexta-feira. A família segue em acompanhamento e há muitos desafios a serem vencidos, sob diversos aspectos, entre eles: comunicação efetiva, adesão a orientações e tratamento, uso e cuidado com as próteses, inclusão escolar satisfatória, vulnerabilidade social, quebra do paradigma familiar de que “não ouvir e falar bem é normal”. A atuação integrada da equipe multidisciplinar somada ao contato efetivo com a rede pública de apoio à saúde tem constituído importante diferencial na condução deste caso, possibilitando e potencializando o desenvolvimento de ações de prevenção, promoção de saúde e reabilitação, no cuidado à criança e sua família, inseridos em contexto sócio-econômico-cultural complexo e vulnerável.

Palavras-chave:
 Prevenção, Promoção de saúde, Reabilitação, Comunicação efetiva, Vulnerabilidade social