Oral (Tema Livre)
AO009 | AVALIAÇÃO DO BENEFÍCIO DE UM PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO SOBRE SAÚDE AUDITIVA INFANTIL | Autores: | MELO, L.P.F.1, SANTOS, B.S.1, FREITAS, J.A.1 1 UFPB - Universidade Federal da Paraíba |
Resumo: Resumo Simples
Introdução: A saúde auditiva infantil tem importante papel para a aquisição da linguagem oral. Além de fatores genéticos e hereditários, fatores adquiridos podem estar relacionados à deficiência auditiva infantil e, por isso, é inquestionável a participação das mães no processo de prevenção que se inicia no período da gestação e se prolonga durante os primeiros anos de vida. Entretanto, sabe-se que o conhecimento das mães em relação aos indicadores de risco para deficiência auditiva (IRDA) e às práticas de identificação e diagnóstico precoce de alterações auditivas ainda é escasso, dificultando por vezes a tomada de medidas preventivas que minimizem as consequências da deficiência auditiva na primeira infância. Visando desenvolver um trabalho de promoção da saúde auditiva, o projeto Educação Popular em Saúde Auditiva na Atenção às Gestantes, Puérperas e Lactantes que frequentam um hospital universitário do estado da Paraíba realiza ações educativas seguindo os preceitos teórico-metodológicos da Educação Popular em Saúde. A ação propõe orientações acerca da promoção de saúde auditiva, bem como prevenção e identificação de alterações auditivas. Objetivos: A fim de investigar os benefícios trazidos pela ação desenvolvida, este estudo analisoucomo as participantes avaliam a mesma considerando o nível de compreensão das mesmas acerca das informações veiculadas.Métodos: Tratou-se de um estudo transversal, no período de junho a novembro de 2014, em que foram transmitidas às participantes orientações sobre os IRDA, a importância da audição para o desenvolvimento infantil e os procedimentos de triagem auditiva neonatal. Ao final, as participantes deveriam avaliar as orientações recebidas e relatar quais as informações veiculadas foramconsideradas mais relevantes. Resultados: Participaram desta pesquisa um total de 121 mães sendo 54 gestantes, 51 puérperas e 16 lactantes. Destas, 32 (59.2%) gestantes, 23 (45.0%) puérperas e 06 (37.5%) lactantes avaliaram as orientações como muito boas e 22 (40,7%) gestantes, 28 (54.9%) puérperas e 10 (62.5%) lactantes avaliaram como boas. Nenhuma das participantes avaliou a ação como ruim ou muito ruim. No que se refere ao aprendizado adquirido, os três grupos foram unânimes (100%) em relatar que conhecimentos importantes foram transmitidos através das orientações fornecidas, entre eles as informações sobre os IRDA que até então eram desconhecidos pela maioria das participantes. Entre os conhecimentos considerados mais relevantes, o cuidado na hora do banho (referido por 33 (61.1%) gestantes, 38 (74.5%) puérperas e 11 (68.7%) lactantes), a postura correta para amamentação (referido por 23 (42.5%) gestantes, 21 (41.1%) puérperas e 09 (56.25%) lactantes) e o uso adequado das hastes flexíveis (referido 25 (46.2%) gestantes, 19 (37.2%) puérperas e 06 (37.5%) lactantes) foram os mais citados. Conclusões: Os resultados mostram que quando se trata de saúde materno-infantil ações relativas à promoção da saúde devem ser priorizadas, pois possibilitam à população acesso a informações essenciais para prevenção e identificação de doenças. Por conseguinte, conclui-se que a ação desenvolvida tem se mostrado efetiva e bem avaliada pelas participantes, uma vez que a maioria das participantes indica compreender bem informações consideradas importantes e que certamente favorecerão a prevenção e identificação em tempo hábil de alterações auditivas na população infantil.
Palavras-chave: Saúde Auditiva, Orientação, Avaliação |