Poster (Painel)
P011 | AVALIAÇÃO DA TRIAGEM AUDITIVA NEONATAL REALIZADA EM UM PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE AUDITIVA | Autores: | MELO, L.P.F.BEATRIZ SILVA DOS SANTOS1, CAVALCANTI, H.1, SANTOS, B.S.1, LIMA, A.G.1, NASCIMENTO, R.M.1 1 UFPB - Universidade Federal da Paraíba |
Resumo: Resumo Simples
Introdução: A deficiência auditiva é uma das alterações mais frequentes ao nascimento e que causa maior impacto para a vida do sujeito, visto que suas consequências interferem no desenvolvimento, ocasionando dificuldades de comunicação, aprendizado, entre outras. A fim de reduzir estas consequências, a triagem auditiva neonatal (TAN) possibilita detecção e intervenção precoce da perda auditiva minimizando seu impacto no desenvolvimento infantil. Visando atender a esta premissa, o projeto Educação Popular em Saúde Auditiva na Atenção às Gestantes, Puérperas e Lactantes que frequentam um hospital universitário no estado da Paraíba realizou, além da orientação às mães, procedimento de TAN na ocasião da primeira visita ao setor de puericultura do hospital. Objetivo:Analisar o a efetividade da associação entre a triagem auditiva e a ação de promoção de saúde auditiva.Métodos: Tratou-se de um estudo transversal, ocorrido no período de junho a novembro de 2014. Inicialmente as mães respondiam a um questionário que coletava informações a respeitoda presença de indicadores de risco para deficiência auditiva nos neonatos. Em seguida os mesmos eram submetidos ao teste de emissões otoacústicas e, por fim, as mães recebiam orientações quanto aos temas relacionados à promoção de saúde auditiva infantil e prevenção de alterações auditivas na infância. Resultados: Foi percebido um aumento significativo de participantes na ação, uma vez que as mães eram atraídas pela realização da TAN. Das 59 participantes, 11 (18,64%) referiram indicadores de risco para deficiência auditiva, sendo os mais citados: histórico familiar de deficiência auditiva (6,77%), prematuridade (5,08%), permanência em UTI (5,08%) e uso de drogas ototóxicas (1,69%). A existência destes indicadores de risco favoreceram maior compreensão das mães acerca das informações veiculadas, que passaram a compartilhar conhecimentos prévios e, por isso, apreenderam melhor as informações veiculadas. Dos 59 neonatos que realizaram a triagem, 56 (94,91%) passaram em ambas as orelhas, 1 (1,69%) falhou uma das orelhas, em 1 (1,69%) bebê não conseguimos obter respostas e 1 (1,69%) falhou nas duas orelhas. Os neonatos que falharam no exame foram orientados a retornar para o reteste a fim de concluir o processo de identificação. Por fim, a ação foi avaliada de forma positiva pelas participantes por tratar de temas pouco conhecidos por elas, aumentando a possibilidade de adoção de medidas preventivas que garantam a saúde auditiva infantil. Conclusões: A associação do procedimento de triagem auditiva à ação de promoção se mostrou eficaz por alcançar maior número de participantes, garantir melhor compreensão das informações veiculadas e por ter contribuído para a realização da triagem auditiva em tempo considerado ideal (antes do trigésimo dia de vida). Também possibilitou o reconhecimento do papel do fonoaudiólogo na equipe multiprofissional do setor de puericultura do hospital de referência, possibilitando o compartilhamento de saberes com os demais profissionais de saúde. Por fim, este estudo também revelou a importância de se considerar o conhecimento e experiências prévias das mães como uma estratégia positiva a fim de garantir efetividade dos programas promoção de saúde auditiva.
Palavras-chave: audição, perda auditiva, triagem neonatal |