Oral (Tema Livre)
AO031 | Habilidade de localização auditiva em pré-termos | Autores: | MENEZES, A.A.V.B.1, SANTOS, M.J.D.1 1 FOB - USP - Faculdade de Odontologia de Bauru-Universidade de São Paulo |
Resumo: Resumo Simples
Os primeiros anos de vida da criança são considerados os mais importantes para o desenvolvimento das habilidades auditivas e de linguagem. A primeira habilidade auditiva a ser desenvolvida é a localização auditiva, que deve estar estabelecida aos seis meses de idade. Atrasos nesta habilidade auditiva podem provocar alterações no desenvolvimento de funções como a linguagem oral. O objetivo do estudo foi caracterizar a função de localização auditiva em crianças com Indicadores de Risco para Deficiência Auditiva (IRDA). Foi realizado estudo retrospectivo de dados de pacientes da Instituição SORRI-Bauru, atendidos de entre 2013 e 2014; os critérios de inclusão foram: pré-termos nascidos entre a 20ª e 30ª semanas de gestação, idade de 6 a 30 meses, timpanograma normal bilateral, níveis mínimos de audição iguais ou inferiores a 20dBNA, presença de controle cervical. Foram inclusas 24 crianças, idade corrigida média de 9, mínima de 2 e máxima de 17 meses, 14 meninos e 10 meninas. A habilidade de localização auditiva foi avaliada por meio da Avaliação do Comportamento Auditivo com os sons de Ling (/a/, /i/, /u/, /s/, /∫/, /m/) e um som instrumental, o guizo. Protocolo de avaliação: a criança sentada no colo da mãe, uma Fonoaudióloga (F1) posicionada na frente da criança com um objeto para chamar a atenção da criança e mantê-la na posição da linha média, outra Fonoaudióloga (F2) posicionada atrás da mãe, sem deixar a criança encontrá-la. Quando F1 mantém a atenção da criança focada centralmente, a F2 apresenta os sons do Ling randomicamente na altura da orelha da criança, a uma distância de no mínimo 40cm e máximo de um metro, intercalando as orelhas e os sons apresentados, bem como o guizo. O padrão de desenvolvimento da função de localização auditiva proposto por Northewn & Downs (1989) foi considerado para classificação dos dados analisados. Das 20 crianças avaliadas, 7 crianças apresentaram habilidade de localização auditiva adequada para idade e 13 crianças com atraso na função auditiva. Crianças com IRDA podem apresentar níveis mínimos de audição dentro da normalidade, porém, a função auditiva deve ser avaliada com atenção, pois demonstra o desenvolvimento das estruturas centrais do sistema auditivo. O acompanhamento da função auditiva se faz importante, especialmente por estar diretamente relacionado com o desenvolvimento das habilidades de linguagem.
Palavras-chave: audição, IRDA, função auditiva |