ANAIS :: 30º EIA - Bauru/SP - 2015 - ISSN : 1983-179X
Resumo: P080

Poster (Painel)


P080

Ordenação Temporal e Consciência Fonológica em escolares com Epilepsia Benigna da Infância com Espículas Centrotemporais

Autores:
AMARAL, M.I.R.1,2, CASALI, R.L.1, BOSCARIOL, M.1, GUERREIRO, M.M.1, COLELLA-SANTOS, M.F.1
1 UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas, 2 UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste

Resumo:
Resumo Simples

Introdução: O distúrbio do processamento auditivo pode apresentar-se de forma isolada ou em comorbidade com alterações do desenvolvimento e/ou quadros neurológicos, como a Epilepsia Benigna da Infância com Espículas Centrotemporais (EBICT). Objetivo: analisar a habilidade de ordenação temporal e consciência fonológica em escolares com EBICT. Tipo do estudo: corte transversal comparativo prospectivo. Material e Método: o grupo estudo (GI) foi composto por 13 crianças com diagnóstico de EBICT e grupo controle (GII) por 17 crianças sem epilepsia, queixas auditivas e/ou escolares. Após avaliação neurológica e audiológica, foi aplicado o teste auditivo Padrão de Duração e a Prova de Consciência Fonológica (PCF). O desempenho foi comparado entre os grupos e verificou-se a correlação entre o teste temporal e PCF. Resultados: GI apresentou desempenho estatisticamente inferior (p<0.001) ao GII na tarefa de ordenação temporal. GI apresentou pior desempenho nas tarefas da prova silábica (p=0.001), fonêmica(p=0.006), rima (p=0.015) e aliteração (p=0.010). Houve correlação positiva significante entre a habilidade de ordenação temporal e a PCF no GI (p<0.001). Conclusão: crianças com Epilepsia Benigna da Infância com Espículas Centrotemporais apresentam desempenho alterado em tarefas envolvendo a habilidade auditiva de ordenação temporal e de consciência fonológica. Foi possível observar correlação entre o processamento auditivo temporal e a consciência fonológica na amostra estudada.

Palavras-chave:
 epilepsia, criança, percepção auditiva, linguagem