Prêmio
158-4 | ESTUDO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO E CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA EM CRIANÇAS COM EPILEPSIA BENIGNA DA INFÂNCIA COM ESPÍCULAS CENTROTEMPORAIS | Autores: | AMARAL, M.I.R.1 1 UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas |
Resumo: Resumo Simples
Introdução: O distúrbio do processamento auditivo pode apresentar-se de forma isolada ou em comorbidade com alterações do desenvolvimento e/ou quadros neurológicos, como a Epilepsia Benigna da Infância com Espículas Centrotemporais (EBICT). Objetivo: analisar as habilidades do processamento auditivo e consciência fonológica em escolares com EBICT. Tipo do estudo: corte transversal comparativo prospectivo. Material e Método: o grupo estudo (GI) foi composto por 13 crianças com diagnóstico de EBICT e grupo controle (GII) por 17 crianças sem epilepsia, queixas auditivas e/ou escolares. Após avaliação neurológica e audiológica, foram aplicados os testes auditivos Dicótico de Dígitos, Dicótico Consoante-Vogal, Gaps-in-Noise, Padrão de Duração e a Prova de Consciência Fonológica (PCF). O desempenho foi comparado entre os grupos e verificou-se a correlação entre os testes auditivos e PCF. Resultados: GI apresentou desempenho estatisticamente inferior (p<0.001) ao GII nas tarefas de resolução temporal e ordenação temporal. Houve pior desempenho estatístico na habilidade de figura-fundo para sons linguísticos nas orelhas direita (p=0.026) e esquerda (p=0.025) em relação ao GII. O GI apresentou pior desempenho nas tarefas da prova silábica (p=0.001), fonêmica (p=0.006), rima (p=0.015) e aliteração (p=0.010). Houve correlação positiva significante entre as habilidades de ordenação temporal e figura-fundo para sons linguísticos (integração binaural) e a PCF no GI (p<0.001). Conclusão: crianças com Epilepsia Benigna da Infância com Espículas Centrotemporais apresentam desempenho alterado em tarefas envolvendo as habilidades auditivas de figura-fundo para sons verbais por meio do mecanismo de integração binaural, ordenação e resolução temporal e de consciência fonológica. Foi possível observar correlação entre o processamento auditivo e a consciência fonológica na amostra estudada.
Palavras-chave: epilepsia, percepção auditiva, criança |