ANAIS :: 30º EIA - Bauru/SP - 2015 - ISSN : 1983-179X
Resumo: P144

Poster (Painel)


P144

O Desenvolvimento da Linguagem Oral e das Habilidades Auditivas na Criança com Implante Coclear: revisão de literatura

Autores:
DIAS, A.B.1, LOIOLA-BARREIRO, C.M.1, LOURENÇO, E.A.2
1 ATEAL - Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem, 2 FMJ - Faculdade de Medicina de Jundiaí

Resumo:
Resumo Simples

Introdução: O Implante Coclear é um efetivo recurso tecnológico capaz de melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência auditiva sensorioneural de graus severo e profundo. Alguns critérios devem ser seguidos para que se possa realizar a cirurgia do implante coclear, sendo a idade do candidato um aspecto importante a ser observado. Quanto mais precocemente a criança começar a receber os estímulos auditivos, melhor será sua capacidade de comunicação e seu desenvolvimento de linguagem. Crianças implantadas em momento precoce podem desenvolver a capacidade auditiva próxima da normalidade em algumas áreas de desenvolvimento da linguagem, o que não acontece com as que foram implantadas tardiamente. Objetivo: Apresentar a revisão de literatura de estudos científicos sobre o desenvolvimento de linguagem de crianças implantadas tardiamente, no que se refere ao desenvolvimento de linguagem e habilidades auditivas. Metodologia: Trata-se de pesquisa bibliográfica na qual foram realizadas as seguintes etapas: elaboração da hipótese e pergunta norteadora, busca dos descritores em Ciências da Saúde (DecS) referentes ao tema, coleta e compilação dos dados a partir das bases do Portal Capes, Lilacs, Bireme, Scielo e Google Acadêmico e posterior análise crítica dos estudos incluídos na pesquisa. Os critérios de inclusão foram: pesquisas originais e preferencialmente completas, e foram excluídos os artigos que não abordavam a temática. Resultados: Inicialmente, foram encontrados 471 artigos e catalogados sobre os itens: base de dados digital, relevância, artigo referido em mais de uma base de dados e base de cruzamento DeCs. Foram identificados 121 artigos contidos em mais de uma base de dados, e após a análise dos critérios de inclusão/exclusão, a busca resultou em 32 publicações. Ao analisar tais artigos, verificou-se que pouco se tem estudado de maneira integrada o desenvolvimento da linguagem e habilidades auditivas em implantados cocleares e observou-se que os estudos analisam separadamente as evoluções auditivas e da linguagem nessa população. No entanto, aqueles que integram tais assuntos mostram que o desenvolvimento da linguagem é um processo complexo, e para que a criança adquira a língua e desenvolva linguagem, não basta ouvir. O implante coclear é indiscutivelmente uma tecnologia importante para o desenvolvimento, contudo deve-se haver uma preocupação de propiciar ao surdo uma forma de linguagem, quer seja na modalidade oral ou de sinais, buscando, além da audição, a interação e subjetividade. Conclusão: A partir da revisão de literatura, abrem-se novas perspectivas de estudos na área do desenvolvimento da linguagem e das habilidades auditivas em crianças implantadas, buscando preencher lacunas no conhecimento. É importante permitir que o surdo tenha uma língua para se comunicar, pois com o estabelecimento de uma língua, o sujeito tem recursos para pensar e se desenvolver, decorrendo desses fatores a importância de se ter profissionais capacitados para atuarem nos períodos pré, pós-implante coclear e na reabilitação.

Palavras-chave:
 implante coclear, desenvolvimento da linguagem, perda auditiva sensorioneural.