Poster (Painel)
P101 | Capacitação do Agente Comunitário de Saúde na Saúde Auditiva Infantil: perspectivas atuais | Autores: | CASTRO, T.T.O.1, ZUCKI, F.1 1 FOB/USP - Faculdade de Odontologia de Bauru, 2 SAMARITANO SP - Hospital Samaritano de São Paulo, 3 PROADI-SUS - Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS |
Resumo: Resumo Simples
Introdução: A realidade dos serviços de saúde auditiva no Brasil ainda apresenta um grande número de diagnósticos tardios da deficiência auditiva (DA), em virtude de: programas de Triagem Auditiva Neonatal (TAN) ainda em estruturação; distribuição destes programas nos grandes centros urbanos; dificuldades na continuidade do diagnóstico e intervenção devido a um sistema de referência e contra-referência ineficaz; dificuldade de adesão das famílias; possibilidade de ocorrência de perdas auditivas tardias ou progressivas; inexistência de programas de acompanhamentos do desenvolvimento auditivo dessas crianças. Uma medida de grande importância e complementaridade aos programas de Saúde Auditiva Infantil seria o acompanhamento dessas crianças pela equipe da Estratégia de Saúde da Família, em especial, pelo Agente Comunitário de Saúde (ACS), possibilitando assim, um contato mais direto e efetivo com as famílias e maiores chances de promoção da saúde auditiva infantil, sendo, neste sentido, a atuação do ACS de grande relevância para os programas de saúde auditiva infantil. Estes profissionais podem colaborar na identificação precoce da DA, no resgate das famílias que não dão continuidade ao processo de TAN e/ou diagnóstico audiológico, na identificação de crianças com possíveis desordens auditivas adquiridas, no direcionamento destes pacientes aos serviços de saúde auditiva, bem como na adesão aos programas de reabilitação. Objetivo: Caracterizar a capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) na área saúde auditiva infantil. Metodologia: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura no Portal de Pesquisa da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. A estratégia de busca foi direcionada por uma questão específica “Como tem sido realizada a capacitação do Agente Comunitário de Saúde na área de Saúde Auditiva Infantil?”. Os critérios de seleção dos estudos envolveram a coerência com o tema proposto, pertencer à categoria artigo, dissertação ou tese e ser publicado no idioma português. Foram localizados 2687 estudos. Após análise do título e resumo, 08 estudos foram selecionados para leitura completa. Destes, apenas 04 atenderam aos critérios propostos e foram incluídos na revisão. Resultados: Os estudos apontaram como estratégias de capacitação dos ACS a aula presencial e as aulas à distância com o uso de vídeo-conferência ou de CD-ROM. As capacitações foram consideradas efetivas, tanto quando avaliada em curto prazo ou longo prazo, esta última, porém, avaliada somente por um estudo com CD-ROM. A literatura inserida na revisão apontou apenas um questionário de monitoramento sobre a audição e linguagem. Distintas possibilidades de atuação dos ACS foram identificadas, como: promoção da saúde auditiva; educação e multiplicação da prevenção da DA; identificar possíveis casos de DA; encaminhar para serviços de referência para avaliação da audição; apoiar as famílias com crianças que já apresentam diagnóstico de DA; auxiliar as famílias na adesão dos programas de reabilitação auditiva. Conclusão: Atualmente diferentes modalidades de ensino têm sido utilizadas para a capacitação do ACS na área de saúde auditiva infantil, todas se mostrando efetivas quanto à retenção do conhecimento. O ACS desempenha um papel importante na promoção e vigilância da saúde auditiva infantil.
Palavras-chave: Agentes Comunitários de Saúde, Capacitação, Perda Auditiva, Estratégia de Saúde da Família |