Poster (Painel)
P054 | Cuidados e manuseio do aparelho de amplificação sonora individual por crianças e adolescentes em uma unidade de atendimento
ambulatorial
| Autores: | EVARISTO, R.K.R.C.1, FERRARI, D.V.2 1 FUNCRAF - Estudo e Tratamento das Deformidades Crânio-Faciais, 2 USP-BAURU - Faculdade de Odontologia de Bauru |
Resumo: Resumo Simples
Introdução: É de suma importância que crianças e adolescentes com deficiência auditiva e/ou seus cuidadores desempenhem atividades de cuidado e manuseio do aparelho de amplificação sonora individual (AASI) de forma adequada, a fim de propiciar melhor funcionamento e, por consequência, aproveitamento deste dispositivo. Objetivo: Verificar as habilidades de manuseio do AASI do principal cuidador deste dispositivo, em crianças e adolescentes deficientes auditivos. Método: Participaram do estudo 34 indivíduos na faixa etária de 2,5 a 17 anos, ou seus responsáveis. Todos eram usuários de AASI por no mínimo um ano. Foi solicitado ao participante a realizar tarefas propostas pelo Teste Prático das Habilidades de Manuseio do AASI versão revisada (Practical Hearing Aid Skills Test-Revised – PHAST-R): remoção do AASI, abertura do compartimento de pilha, troca da pilha, limpeza do AASI, inserção do AASI, manipulação do controle de volume e uso do telefone. Um avaliador pontuou as tarefas de acordo com o desempenho do participante e também realizou a inspeção visual e verificação do funcionamento do AASI. Resultados: A pontuação média do PHAST foi de 66% (crianças) e 78% (responsáveis). A maior dificuldade foi na tarefa de uso do telefone. Observou-se que 20% dos responsáveis teve desempenho ruim de manipulação do AASI. Conclusão: As habilidades de manuseio do AASI devem ser avaliadas para que sejam fornecidas estratégias de reparação, visando melhor uso e aproveitamento dos dispositivos.
Palavras-chave: Perda auditiva, Auxiliares de audição, Criança |