Poster (Painel)
P150 | COMPORTAMENTOS DE COMUNICAÇÃO ORAL DE CRIANÇAS E
ADOLESCENTES DEFICIENTES AUDITIVOS E FATORES DO PROCESSO TERAPÊUTICO
| Autores: | BICAS, R.C.S.1, DELGADO-PINHEIRO, E.M.C.1 1 UNESP - Universidade Estadual Paulista |
Resumo: Resumo Simples
Introdução: O avanço no processo de diagnóstico da deficiência auditiva, na tecnologia para o acesso aos sons da fala e no processo de reabilitação auditiva possibilita que crianças deficientes auditivas desenvolvam a linguagem falada. Entretanto, diferentes fatores podem influenciar o desenvolvimento da comunicação oral dessas crianças. Objetivo: Avaliar os comportamentos de comunicação oral em um grupo de crianças e adolescentes deficientes auditivos profundos, usuários de implante coclear e estabelecer relações com a idade da criança no diagnóstico, intervenção, implante coclear, reabilitação auditiva e idade auditiva. Métodos: Participaram deste estudo pais de 11 crianças e 2 adolescentes com deficiência auditiva sensorioneural profunda bilateral, usuários de implante coclear, que participam ou participaram de processo terapêutico fonoaudiológico. Os dados referentes às variáveis deste estudo foram obtidos através de análise documental dos prontuários. Para avaliação dos comportamentos de comunicação oral das crianças foi utilizado o questionário Meaningful use of Speech Scales (MUSS), adaptado por Nascimento (1997) e foram realizadas adequações semânticas no questionário para coleta de dados referente aos adolescentes. Resultados: Os dados demonstraram que o período transcorrido entre o diagnóstico e intervenção foram fatores que influenciaram os resultados, no grupo estudado. Foi utilizada análise estatística com o Teste de Correlação de Pearson para verificar a correlação entre os dados. Os resultados dessa análise demonstraram a correlação significante entre os escores obtidos na avaliação do comportamento de comunicação oral e o período decorrido entre o diagnóstico e a intervenção, apresentando o resultado de p=0,033 (p<0,05). A análise da relação entre a comunicação oral e a idade da cirurgia do implante coclear, reabilitação auditiva e idade auditiva também demonstraram influência nos resultados. Conclusão: Os dados demonstraram a influência das variáveis estudadas no comportamento de comunicação oral. Sendo que a relação dos comportamentos de comunicação oral e o período transcorrido entre o diagnóstico e o inicio da intervenção, neste estudo, foi estatísticamente significante e merece atenção no processo de reabilitação auditiva.
Agradecimentos: FAPESP
Palavras-chave: perda auditiva, desenvolvimento da linguagem, reabilitação de deficientes auditivos |