Poster (Painel)
P151 | UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE FREQUÊNCIA MODULADA NO CONTEXTO ESCOLAR | Autores: | DELGADO-PINHEIRO, E.M.C.1, BICAS, R.C.S.1, MAEDA, S.M.1, BONBONATI, J.C.1 1 UNESP - Universidade Estadual Paulista |
Resumo: Resumo Simples
Introdução: Os recentes avanços nas políticas públicas, no Brasil, possibilitam que alunos deficientes auditivos utilizem o sistema de frequência modulada (FM) em sala de aula a partir do ensino fundamental, a fim de complementar o acesso aos sons de fala proporcionados pelo implante coclear ou aparelho de amplificação sonora individual. O sistema educacional proporciona o Atendimento Educacional Especializado (AEE), para alunos com necessidades educacionais especiais, podendo participar alunos deficientes auditivos. O sistema FM pode ser utilizado tanto no ensino regular quanto no AEE. Objetivo: Avaliar a utilização do sistema FM no contexto escolar do ensino regular e do AEE. Metodologia: Participaram deste estudo 6 professores do ensino regular e 2 do AEE de crianças com deficiência auditiva sensorioneural pré-linguais usuarias do sistema FM. O comportamento auditivo e os benefícios promovidos pelo sistema FM foram analisados utilizando o Listening Inventory for Educacion (LIFE) sendo a parte I: Situação de Escuta em Sala de Aula e a parte II: Estratégias de Escuta em Sala de Aula. Resultados: Em relação à parte I os professores selecionaram as respostas que demonstravam a utilização auditiva pelos alunos em sala de aula, selecionando a categoria “sempre” e “freqüentemente” 23,33% e 43,33%, respectivamente. Os comportamentos que denotaram dificuldade para os alunos foram: Responder as perguntas corretamente, compreender informações apresentadas através de mídias e apresentar hesitação para responder voluntariamente as perguntas. Com relação à parte II os professores selecionaram os itens que demonstravam a utilização de estratégias pelos alunos, sendo “sempre” e “freqüentemente” 26,5% e 14,06%, respectivamente. Conclusão: Os dados demonstram que o sistema FM proporcionou a utilização da função auditiva no contexto escolar de sala regular e AEE, para alunos deficientes auditivos. Os resultados mostram que os alunos que utilizam o FM não utilizaram com frequência estratégias diferenciadas para escutar em sala de aula, quando estavam utilizando o sistema FM. Os resultados apresentados relacionados aos comportamentos de respostas dos alunos, como “responder as perguntas corretamente”, podem ter sido influenciados pelo desenvolvimento da linguagem falada de cada criança, outros estudos que analisem essa variável são necessários.
Palavras-chave: perda auditiva, reabilitação de deficientes auditivos, auxiliares de audição |