ANAIS :: 30º EIA - Bauru/SP - 2015 - ISSN : 1983-179X
Resumo: P021

Poster (Painel)


P021

Perfil de Atendimento do Serviço de Saúde Auditivo na Região do Sul e Extremo Sul da Bahia.

Autores:
ARAUJO, A.C.C.1, BECKER, K.T.1, SANTOS, C.D.F.1
1 CESAI - Centro de Saude Auditivo de Itabuna

Resumo:
Resumo Simples

Introdução: No ano de 2004 foi criada pelo Governo Federal, a Política Nacional de Atenção à Saúde Auditiva. Em suma, o seu objetivo é melhorar a qualidade de vida e garantir autonomia das pessoas com deficiência auditiva. As portarias 587 e 589 consideram desde o trabalho de prevenção e promoção da saúde auditiva até o diagnóstico; adaptação de próteses auditivas e reabilitação auditiva de crianças, adultos e idosos, de forma gratuita. Na cidade de Itabuna/BA, o Centro de Saúde Auditiva de Itabuna – CESAI foi credenciado a esta política pública no ano de 2007 e atende a macro região sul e extremo sul do estado da Bahia.Objetivo: traçar e comparar o perfil de procedimentos realizados em um centro auditivo credenciado na cidade do interior da BA nos anos de 2013 e 2014.Método: Estudo observacional, de caráter descritivo e comparativo, no qual foram incluídos os procedimentos realizados nos anos de 2013 e 2014. Os dados foram obtidos do Syslife, sendo observados os procedimentos de avaliação audiológica (audiometria tonal, logoaudiometria e imitanciometria) – demanda espontânea -, pré-moldagem, próteses auditivas adaptadas e acompanhamento pós adaptação. Resultados: Em 2013 foram realizados 2.291 avaliações audiológica, 1106 pré-moldes, 1127 próteses auditivas adaptadas e 3.465 acompanhamentos. Já no ano de 2014 esses procedimentos resultaram em 4.934 avaliações audiológicas, 913 pré-moldes, 1047 próteses auditivas adaptadas e 3.039 acompanhamentos. Observou-se, assim, um acréscimo de 215% no número de avaliações audiológicas, o que demostra que houve um aumento evidente na procura para a realização do exame; os procedimentos de pré-molde e adaptação de próteses auditivas tiveram diminuição de 17% e 7%, respectivamente, o que provavelmente ocorreu pela intervenção da Secretaria de Saúde do Município, através da diminuição as cotas disponíveis para estes procedimentos. Isso gerou uma fila de espera extensa, visto o grande número de novos pacientes a cada ano. Já o número de acompanhamentos teve um aumento de 12%. Esta adição pode ser explicada pela soma dos pacientes protetizados desde 2008. Conclusão: Percebe-se então que e necessário uma maior interação entre a administração municipal e os serviços de saúde auditiva, para que esses serviços possam ser fornecidos de forma precisa e efetiva para os usuários. Além de leis e instrutivos mas assertivos, onde não hajam brechas para que os serviços de saúde estejam assegurados mesmo em mudanças de governo.

Palavras-chave:
 Saúde Auditiva, SUS, Bahia