ANAIS :: 30º EIA - Bauru/SP - 2015 - ISSN : 1983-179X
Resumo: P155

Poster (Painel)


P155

CARACTERIZAÇÃO DE AUDIÇÃO, LINGUAGEM E DE FATORES PREDITIVOS DE DESEMPENHO EM CRIANÇAS USUÁRIAS DE IMPLANTE COCLEAR

Autores:
BRAZOROTTO, J.S.1, SOUZA, L.G.G.1, PEREIRA, A.1
1 UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo:
Resumo Simples

O implante coclear (IC) é amplamente reconhecido como um importante recurso na (re)habilitação de crianças com perda auditiva sensorioneural bilateral de grau severo ou profundo. Pesquisas realizadas apontam que apesar de eficaz na restauração da percepção auditiva, há ainda, grande variabilidade de resultados.No Brasil, são ainda escassos os estudos sobre as características e os resultados em audição e linguagem das crianças atendidas nos centros de implante coclear. Os fatores que se destacam como influentes no desempenho de audição e linguagem em crianças usuárias de IC são, em especial: o tempo de privação sensorial auditiva, tempo de uso do implante coclear, tempo e qualidade da terapia fonoaudiológica, envolvimento da família no processo de (re) habilitação, entre outros como o nível sócio-econômico e educacional das famílias e deficiências associadas da criança. Objetivo: o presente estudo teve como objetivo caracterizar a audição e a linguagem de crianças usuárias de IC, bem como, os principais fatores preditivos de desenvolvimento em crianças usuárias de IC. Metodologia: estudo seccional, de análise retrospectiva, descritiva e quantitativa, a partir da coleta de dados dos prontuários de 140 crianças que tiveram a ativação do implante coclear no Otocentro, em Natal, RN, até novembro de 2013. Os critérios de exclusão foram: indivíduos acima de 15 anos, prontuários de famílias que não autorizaram a pesquisa em dados de seu filho (a) e prontuários com dados incompletos. Da amostra total foram excluídos 22 prontuários por falta de dados completos. Os dados foram tabulados no software SPSS Statistics para a análise estatística descritiva, os quais foram apresentados em gráficos e tabelas. Foram descritos quanto aos seguintes aspectos: tempo de privação sensorial, tempo de uso de IC, gênero, nível sócio-econômico da família, número de pessoas na casa da criança, limiares auditivos pré-IC, marca do IC e processador de fala, ganho funcional com o IC, desenvolvimento das habilidades auditivas e de linguagem oral, estimado pelas categorias de audição (GEERS, 1994) e de linguagem (BEVILACQUA, DELGADO, MORET, 1996), além do tempo de terapia fonoaudiológica em meses. Resultados: da amostra estudada, 42,4% das crianças encontra-se em etapa anterior às habilidades auditivas de reconhecimento auditivo introdutório (equivalente às Categorias 1 a 3 de audição) e 65,3 % das crianças apresentou-se em etapa inicial de desenvolvimento da linguagem oral (categorias 1 a 3). Notou-se que 54% da amostra possui tempo de privação sensorial auditiva maior que 4 anos. Os fatores mais frequentes para as crianças com melhor desempenho auditivo (categorias 5 e 6) e de linguagem (categorias 4 e 5) foram: maior tempo de uso de IC e maior tempo de terapia fonoaudiológica. O estudo continuará em desenvolvimento até a análise de todos os prontuários do centro de IC, de modo crianças implantadas mais jovens possam integrar a mesma. Conclusão: as crianças do presente estudo encontram-se, em sua maioria, em desenvolvimento inicial das habilidades auditivas e de linguagem, possivelmente devido ao longo período de privação sensorial. A plasticidade ainda assim ocorreu, dado que crianças com maior tempo de experiência auditiva tiveram melhores desempenhos nas categorias de audição e linguagem.

Palavras-chave:
 audição, linguagem, implante coclear, crianças