ANAIS :: 30º EIA - Bauru/SP - 2015 - ISSN : 1983-179X
Resumo: P086

Poster (Painel)


P086

Avaliação do Processamento Auditivo em crianças com distúrbio de aprendizagem pré e pós Terapia Fonoaudiológica.

Autores:
FROTA, S.1,1, NEVES, C.R.1, BRANCO, A.L.1,1, MOUSINHO, R.1,1
1 UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo:
Resumo Simples

Introdução: O Processamento Auditivo (PA) é a habilidade de ouvir, compreender e responder aos estímulos recebidos pelo meio através das vias auditivas. Desta forma, indivíduos com dificuldades na leitura e na escrita podem apresentar atraso no desenvolvimento dessa habilidade, não ocorrendo um processamento adequado da informação. Esta alteração, dependendo do tipo e do grau, pode refletir na leitura e na escrita. O objetivo deste estudo consiste em verificar se os pacientes com DPAC e distúrbio de aprendizagem apresentaram melhora nas habilidades auditivas a partir da terapia fonoaudiológica. Metodologia: Foram selecionados 32 prontuários de crianças com idade entre 09 e 15 anos, que apresentam além da Desordem do Processamento Auditivo, algum distúrbio de linguagem. Dessas 32 crianças, apenas 10 compareceram para a avaliação do Processamento Auditivo pós-terapia de linguagem. Utilizamos comparação das respostas obtidas nos testes comportamentais de PA (Memória para Sons Não Verbais e Verbais, Localização Sonora, SSW , Padrão de Duração e de Frequência e Fala com ruído), em dois momentos distintos: pré e pós terapia de linguagem. Resultados: Após avaliarmos, todas as crianças apresentaram alteração das habilidades auditivas do processamento auditivo em pelo menos um teste. Os melhores resultados foram obtidos nos testes dióticos, aonde a maioria chegou à normalidade. Conclusão: A partir desse estudo, observamos que houve melhora nas habilidades de memória sequencial verbal e não verbal, localização, fechamento, figura-fundo e ordenação temporal, indicando que a terapia de linguagem contribui para o desenvolvimento das habilidades auditivas.

Palavras-chave:
 Processamento Auditivo, Dislexia, Linguagem