Poster (Painel)
P157 | Desenvolvimento de materiais educacionais sobre o sistema de FM para profissionais: a experiência do Curso de Especialização à Distância “Habilitação e Reabilitação Auditiva em Crianças”. | Autores: | ALVES, T.K.M.1, FIDÊNCIO, V.L.D.1, MORET, A.L.M.1, CRUZ, A.D.1, MORETTIN, M.1, ANGELO, T.C.S.1, SANTOS, L.G.1, COSTA FILHO, O.A.1, FERRARI, D.V.1, JACOB, R.T.S.1 1 FOB USP BAURU - Universidade de São Paulo/ Campus Bauru |
Resumo: Resumo Simples
Introdução: Na área da saúde, os materiais didáticos de um curso à distância (EaD) devem apresentar conteúdos relacionados com a prática clínica do estudante, para auxiliar no aprimoramento do seu processo de trabalho, possibilitando ao aluno o desenvolvimento de novas competências profissionais. Objetivo: Apresentar os materiais didáticos desenvolvidos na Disciplina “Equipamentos Auxiliares de Audição- Sistema de FM” do Curso de Especialização à Distância “Habilitação e Reabilitação Auditiva em Crianças - CEDHRAC" promovido com recursos do Programa de Aperfeiçoamento do SUS (PROADI-SUS) e a avaliação dos estudantes em relação ao conteúdo ministrado. Método: O curso, com duração de 18 meses (35 horas presenciais e 325 horas de ensino à distância), oferecido para 90 profissionais (fonoaudiólogos e médicos) que atuam no SUS, foi desenvolvido em 27 módulos. Para este estudo, os materiais didáticos desenvolvidos para a Disciplina “Equipamentos Auxiliares de Audição- Sistema de FM” do Curso de Especialização à Distância “Habilitação e Reabilitação Auditiva em Crianças - CEDHRAC" foram levantados no sistema “Modular Object-OrientedDynamic Learning Environment – Moodle”, e descritos de acordo com a natureza do material (textos, imagens, vídeos, links, bibliografia, atividades de avaliação, entre outros). Os alunos expressaram sua opinião, por meio de comentários, sobre os seguintes aspectos do curso: Conteúdos e Atividades e Visual dos Materiais Didáticos.Resultados: Os materiais didáticos elaborados para a Disciplina “Equipamentos Auxiliares de Audição- Sistema de FM” contou com duas videoaulas abordando os conteúdos: “a criança com deficiência auditiva e a escola” e “sistema de FM”; textos sobre as portarias publicadas pelo Ministério da Saúde para consulta; dois materiais em forma de livro educacionais para consulta e impressão pelo estudante sobre: “Sistema de Frequência Modulada (FM): comunicação sem limites para o aluno com deficiência auditiva em sala de aula”; além de vídeos ilustrativos sobre como realizar os procedimentos para avaliação do dispositivo pelo fonoaudiólogo. Apenas 33 alunos (36,6%) avaliaram o aspecto de Conteúdos e Atividades do curso. Destes, 39,3% não apresentaram sugestões, porém também relataram não apresentar queixas quanto ao conteúdo. Outros 33,3% classificaram o conteúdo e atividades como “excelentes”. Já 27,2% dos alunos enfatizaram a importância do conteúdo estudado para suas atividades práticas em seus locais de trabalho. O restante (0,2%) sugeriu que haja uma carga horária maior. Quanto ao Visual do Material Didático, 95,5% dos alunos expressaram sua opinião. Destes, 61,6% não apresentaram sugestões ou críticas, classificando o material como bom. Outros 5,8% afirmaram não apresentar dificuldades na compreensão do material. O material foi classificado como muito bom por 13,9% dos alunos. Já 17,4% o classificaram como excelente. Apenas 1,3% dos alunos relatou alguma dificuldade no acesso aos vídeos. Conclusão: A avaliação de qualidade dos materiaisdidáticos desenvolvidos foi importante para verificar o ensino-aprendizagem dos conteúdos abordados. Também é importante que essas avaliações sejam realizadas de forma contínua para que se possa intervir ainda durante o processo de ensino. Observou-se que os alunos realizaram boa avaliação do conteúdo e não apresentaram queixas. Além disso, relataram a aplicabilidade do conteúdo aprendido na sua prática clínica.
Palavras-chave: Educação a distância, Reabilitação auditiva, Sistema de Frequência Modulada |