Oral (Tema Livre)
AO019 | AS CRIANÇAS USUÁRIAS DE IMPLANTE COCLEAR COM USO DE SISTEMA DE FM: COMO PODEMOS AJUDAR NA ESCOLA | Autores: | CREDIDIO, M.S.1 1 CLÍNICA TRÍADE - Tríade Clínica FonoPsicoPedagógica |
Resumo: Resumo Simples
Introdução – A relação do fonoaudiólogo com a escola e professores ocorre de maneira constante,preservando papéis que devem ser complementares. O presente estudo pretende ser uma contribuição a partir da identificação das expectativas e informações dos professores a respeito de seus alunos usuários de Implante Coclear buscando entender a situação relativa ao desempenho acadêmico das crianças,discutindo as ações que possam viabilizar um melhor cenário educacional.Essa relação,ao se caracterizar como constante e presente, fornece a tranquilidade que os professores necessitam com a presença de uma criança deficiente auditiva,que utiliza uma tecnologia fundamental para seu aproveitamento (IC e FM). A compreensão da fala pode ser seriamente afetada pelo ruído ou pelas condições acústicas do ambiente e sabemos que usuários de Implante Coclear,muitas vezes,necessitam de maior atenção e esforço para conseguir entender a mensagem.Para otimizar essa situação os sistemas de FM podem ser utilizados eliminando os prejuízos causados pela distância da fonte sonora.O fator mais estressante ocorre no período crítico escolar,pois um ambiente desfavorável e o conteúdo programático da grade curricular que aumenta,traz à tona um desempenho não desejado, onde as dificuldades voltam a ficar aparentes.Objetivo-Este estudo visa fornecer uma orientação aos professores quanto ao uso do sistema de frequência modulada em ambiente escolar.Sendo que esse sistema favorece a percepção de fala nesses ambientes desafiadores.Metodologia–O método utilizado foi análise transversal,de um paciente usuário de aparelho auditivo, realizando terapia auditiva aurioral.Em Janeiro de 2007 realizou o 1º implante coclear, na orelha direita.Em Agosto de 2008 iniciaram-se as primeiras vivências com o sistema de frequência modulada, que apontou para uma melhora na percepção auditiva principalmente em sala de aula.O segundo IC foi realizado em Janeiro de 2009,na orelha esquerda e em seguida ao processo de ativação e mapeamento foi incluída a utilização do FM como recurso de favorecimento da percepção auditiva já nos dois dispositivos.O paciente frequenta escola regular, desde os 3 anos,sendo que está totalmente adaptado e integrado, com a qual mantemos um frequente trabalho de observação, acompanhamento e orientação aos coordenadores e professoras.Resultados–A conscientização sobre os benefícios e uso efetivo do dispositivo FM por parte do nosso paciente é visível no dia a dia.Observamos uma melhora significativa no processo comunicativo onde o mesmo tem apresentado uma progressão de seu desempenho acadêmico. Os professores estão mais confiantes após as orientações recebidas e capacitados para novos escolares que necessitem da mesma tecnologia.Conclusão–Embora o Implante Coclear proporcione uma boa compreensão da fala sob condições silenciosas, pacientes implantados frequentemente relatam dificuldade em compreender a fala quando expostos a ruídos de fundo, com dificuldade em localização do som.O Sistema FM é atualmente a melhor tecnologia disponível para aprimorar a compreensão da fala em ambientes cuja relação S/R é desfavorável.No Brasil, este dispositivo também já é disponibilizado para a rede pública.Este sistema é notoriamente conhecido como um recurso de tecnologia assistiva para crianças com deficiência auditiva no ambiente escolar.Porém, para o sucesso da implementação deste recurso de acessibilidade auditiva,o professor e o fonoaudiólogo têm papel fundamental.
Palavras-chave: Implante coclear, Sistema FM, Orientação escolar |