Oral (Tema Livre)
AO037 | Prevenção de perda auditiva por exposição a sons intensos para adolescentes com deficiência visual | Autores: | SILVA, L.M.M.1, GASPARETTO, M.E.R.F.1, KNOBEL, K.A.B.1 1 UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas |
Resumo: Resumo Simples
Introdução: Para indivíduos com cegueira ou baixa-visão, a audição é a principal via de acesso para a aprendizagem e para a relação com a sociedade. Considerando que a exposição a sons intensos pode levar ao trauma acústico e à perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevados (PAINPSE) e que indivíduos com deficiência precisam preservar ao máximo a audição, propomos a adaptação da sessão educativa o programa de prevenção de perda auditiva Decibels Perigosos (DD), de modo que as informações sejam acessíveis a essa população. O DD foi desenvolvido a partir de princípios de teorias de comunicação em saúde A sessão educativa em sala de aula é um dos componentes mais importantes do programa, e traz temas e atividades destinadas a comunicar o que é som; quais sons são potencialmente “perigosos” à audição; as consequências auditivas da exposição a sons intensos; e como proteger a audição de sons “perigosos”. Objetivos: Avaliar a acessibilidade do Decibels Perigosos-Acessível (DP-A) por um grupo de adolescentes com deficiência visual. Metodologia: Esta é uma pesquisa exploratória. Participaram do estudo cinco adolescentes (16-19 anos) atendidos em grupo no Programa de Deficiência Visual da instituição, sendo quatro com baixa visão e um com cegueira. Os participantes foram previamente entrevistados individualmente sobre seus conhecimentos, hábitos e atitudes a respeito da exposição a sons intensos e seu impacto sobre a audição antes da intervenção e serão novamente entrevistados e três meses depois. A principal adaptação da sessão educativa do DD foi em relação à explicação sobre a anatomia e a fisiologia da via auditiva, que deu-se pela exploração visual e tátil de um modelo 3D da via auditiva (disponível no mercado), de um modelo 3D e de um desenho em alto-relevo do órgão de Corti (confeccionados pelas pesquisadoras). Duas semanas depois da sessão educativa foi realizado um grupo focal, no qual os participantes conversaram sobre suas impressões a respeito do programa e sobre a acessibilidade da intervenção. A sessão foi gravada e seu conteúdo foi analisado. Resultados: Todos os participantes tinham uma noção superficial de que sons intensos podem levar à perda auditiva. Mesmo que todos eles afirmassem valorizar muito sua audição por já serem deficientes visuais, quatro dos cinco participantes tinham comportamentos auditivos de risco para PAINPSE e nenhum deles usava protetores auditivos ou sabia como adquiri-los. Todos eles consideraram que aprenderam muito sobre a audição e sobre como conservá-la na sessão educativa e fizeram comentários que serão usados para aprimorar o modelo 3D e o desenho em alto-relevo do órgão de Corti. O acompanhamento do grupo pelo período de três meses trará dados do quanto a intervenção proposta influenciará as atitudes e os comportamentos do grupo. Conclusão: O Decibels Perigosos-Acessível foi uma intervenção relevante para os adolescentes com deficiência visual e indica a urgência de se propor campanhas de conservação auditiva acessível a essa população.
Palavras-chave: prevenção, ruído, deficiência visual |