Prêmio
253-1 | Poluição sonora no município de São Paulo: avaliação do ruído e o impacto da exposição na saúde da população | Autores: | PAIVA, K.M.1 1 USP - Universidade de São Paulo |
Resumo: Resumo Simples
Objetivo: avaliar a situação acústica do distrito de Pinheiros, SP e o impacto da exposição ao ruído na saúde da população residente no distrito.
Metodologia: O estudo foi conduzido em duas etapas:
(1) avaliação do ruído no distrito de estudo, na qual foram elaborados mapas de ruído, com o auxílio do software Predictor 8.11, em áreas selecionadas como expostas e não expostas ao ruído do tráfego rodoviário;
(2) avaliação dos efeitos na saúde da população, na qual foi conduzido um inquérito domiciliar com a população residente no distrito.
Resultados: Foram avaliados 75 pontos, contabilizando 20h de medição. Em todos os pontos, os níveis de ruído ultrapassaram os limites estabelecidos pela legislação (55dB (A) – ABNT, 2000). Foram conduzidas 225 entrevistas domiciliares.
A análise dos mapas de ruído permitiu observar a situação acústica da área, caracterizando a existência de poluição sonora.
O incômodo foi relatado por 48,4% dos entrevistados; destes, 39,6% referiu alto grau de incômodo. Além disso, 49,8% relatou sentir-se incomodado na realização de atividades cotidianas como assistir televisão, descansar, conversar e realizar atividades que exijam concentração. Quanto à qualidade do sono, 24,4% considera o sono excelente/bom e 75,6%, regular/ruim. A maioria nunca toma remédios para dormir (86,7%), às vezes tem dificuldade para adormecer (41,3%) e às vezes acorda durante a noite (49,8%).
Conclusão: Esta pesquisa representa um avanço metodológico de mensuração do ruído urbano, na tentativa de produzir dados confiáveis e comparáveis em nível local e global, assim como a avaliação do impacto da exposição ao ruído na saúde da população será importante para a definição de ações para gestão e controle do ruído no espaço urbano.
Palavras-chave: Ruído Urbano, Saúde Pública, Incômodo, Distúrbios do sono |