Oral (Tema Livre)
AO025 | Disponibilização do Teste da Habilidade de Atenção Auditiva Sustentada em formato de website | Autores: | JOSÉ, M.R.1, CEROM, J.L.1, VERARDO, L.F.1, MONDELLI, M.F.C.G.1, FENIMAN, M.R.1 1 FOB - USP - Faculdade de Odontologia de Bauru - USP |
Resumo: Resumo Simples
Introdução: Processos atencionais dizem respeito à determinação de quais estímulos internos e externos serão selecionados para o processamento, e consequentemente quais estímulos irão gerar uma resposta. Nesse sentido, a habilidade de atenção é fundamental, tendo em vista que sujeitos com dificuldade nestes aspectos gastam mais tempo nas tarefas escolares ou de trabalho, tentando recuperar informações que foram perdidas. A atenção sustentada refere-se ao processo envolvido em deter-se em um determinado estímulo, durante um período de tempo e, especificamente a atenção auditiva sustentada refere-se a habilidade de manter o foco atencional em estímulo recebido pela via auditiva por um período de tempo prolongado. Em nossa realidade nacional, poucos são os instrumentos disponibilizados para avaliar especificamente a habilidade de atenção auditiva sustentada. Objetivo: Demonstrar a disponibilização de um instrumento de avaliação comportamental da habilidade de atenção auditiva sustentada, por meio eletrônico aos profissionais da área de Fonoaudiologia. Metodologia: No Brasil, Feniman (2004) verificou o desempenho de crianças ouvintes sem histórico de déficit de atenção em um teste, elaborado pela autora, denominado Teste de Habilidade da Atenção Auditiva Sustentada (THAAS), baseado no Auditory Continuous Performance Test (ACPT) proposto por Keith (1994), com o objetivo de avaliar a habilidade da criança em escutar estímulos auditivos durante um período de tempo prolongado e responder somente para o estímulo específico. As tarefas exigidas são a vigilância auditiva e atenção auditiva sustentada. Inicialmente, este instrumento foi elaborado em formato de Compact Disc (CD). No atual contexto de expansão tecnológica e dos meios de comunicação, visando uma maior projeção e acesso do teste para fonoaudiólogos, foi elaborado um website do THAAS, por profissionais das áreas de Designer gráfico e Programação. Para o desenvolvimento do website foram utilizadas as linguagens de programação JavaScript, Cascading Style Sheets (CSS), HyperText Markup Language (HTML) e, como banco de dados o MySQL. Foram selecionadas essas linguagens de programação e esse banco de dados por melhor atenderem as demandas necessárias para elaboração do website. Como conteúdo o website possui links para acesso à definição dos parâmetros que o THAAS avalia, histórico do desenvolvimento do instrumento no Brasil, publicações realizadas utilizando o teste e, o manual de instruções para utilização do THAAS. Para ter acesso ao áudio do teste é necessário que o fonoaudiólogo realize um cadastro no website, o qual necessita obrigatoriamente do número de inscrição do Conselho Regional de Fonoaudiologia de sua região. Resultados: o teste encontra-se disponibilizado gratuitamente no endereço eletrônico http://www.thaas.fob.usp.br/ para acesso por profissionais da Fonoaudiologia que visem avaliar a habilidade de atenção auditiva sustentada em crianças na faixa etária entre seis e 11 anos de idade. Conclusão: a elaboração do website do Teste da Habilidade de Atenção Auditiva Sustentada foi concluída e um estudo comparativo da aplicabilidade nesse formato com o original encontra-se em fase de estudo.
Palavras-chave: Atenção, Audição, Criança |