Poster (Painel)
P089 | TREINAMENTO AUDITIVO COMPUTADORIZADO EM ESCOLARES COM DISLEXIA | Autores: | CARDOSO, A.C.V.3, CHINELO, F.T.3, DELECRODE, C.R.3 3 UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências |
Resumo: Resumo Simples
Introdução: O treinamento auditivo pode ter uma influência positiva no processamento auditivo (central) de crianças com dislexia, pois, favorece a melhora das habilidades de percepção auditiva e fonológica. Objetivo: Verificar o efeito do treinamento auditivo computadorizado nas habilidades auditivas de escolares com dislexia. Metodologia: Participaram deste estudo oito escolares com diagnóstico interdisciplinar de dislexia, idade igual ou superior a sete anos, desempenho cognitivo dentro dos padrões da normalidade e ausência de síndromes genéticas ou neurológicas. A fim de verificar a eficácia do treinamento auditivo realizou-se avaliação comportamental do processamento auditivo (central), pré e pós treinamento, utilizando-se os seguintes testes: localização sonora (LS), memória sequencial para sons verbais (MSV) e não verbais (MSNV), padrão de freqüência (TPF) e padrão de duração (TPD), Dicótico de dígitos (TDD) e Logoaudiometria Pediátrica (PSI) ou de Identificação de Sentenças com Mensagem Competitiva (SSI). O treinamento foi realizado por meio do Software AudioTraining e, constou de 18 sessões individuais, duas vezes por semana por 50 minutos. A sequência de atividades propostas no programa de treinamento foi a mesma para todos os escolares, sendo realizado o treinamento das seguintes habilidades: (1) identificação do padrão de duração do som, (2) identificação do padrão de frequência do som, (3) evocação dos sons não verbais, (4) evocação dos sons verbais e (5) atenção auditiva. Na análise estatística, empregou-se o Teste dos Postos Sinalizados de Wilcoxon a fim de verificar as possíveis diferenças entre os resultados da avaliação comportamental do processamento auditivo (central), pré e pós treinamento. Resultados: A análise dos resultados da avaliação comportamental do processamento auditivo (central) mostrou que os testes de LS, MSV, MSNV e TDD (orelha direita) apresentavam-se dentro dos padrões de normalidade na avaliação prévia ao treinamento auditivo e se mantiveram após. Com relação aos testes TPF, TPD e TDD (orelha esquerda), a maioria dos escolares apresentavam alteração na avaliação prévia ao treinamento e, após a realização do mesmo, apresentaram resultados dentro dos padrões de normalidade esperado para idade. Cabe ressaltar que mesmo após o treinamento auditivo alguns escolares mantiveram desempenho alterado nos testes PSI/SSI. A análise inferencial demonstrou diferença significante, pré e pós, para a maioria dos testes analisados com exceção dos testes de LS, PSI/SSI (orelha direita) e TDD (orelha direita). Conclusão: o treinamento auditivo computadorizado mostrou-se benéfico e efetivo no aprimoramento das habilidades auditivas de escolares com dislexia.
Palavras-chave: treinamento auditivo, escolares, dislexia |