Investigação
061 | Supressão do potencial cognitivo P300 em crianças com dificuldades escolares | Autores: | UBIALI, T.1, SANFINS, M.D.1, BORGES, L.R.1, RODRIGUES, S.1, CIASCA, S.M.1, COLLELA-SANTOS, M.F.1 1 UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas, 2 UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas, 3 UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas, 4 UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas, 5 UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas, 6 UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas |
Resumo: Resumo Simples
Diversos pesquisadores observaram alterações do processamento auditivo em crianças com dificuldades escolares. O processamento auditivo envolve não apenas a transmissão do sinal acústico pela via auditiva aferente, mas também pela via eferente. O estudo do sistema auditivo eferente em humanos foi inicialmente conduzido através da observação da redução das respostas das emissões otoacústicas (EOA) quando um ruído é apresentado na orelha contralateral. Esta diminuição é denominada efeito de supressão e tem sido atribuída à ação do feixe olivo-coclear medial. Entretanto, os mecanismos que envolvem a atividade da via eferente em regiões mais altas do SNAC ainda não são bem conhecidos.
O objetivo deste estudo foi analisar o efeito de supressão do potencial cognitivo P300 em crianças com dificuldades escolares e em crianças com desenvolvimento típico.
Foram avaliadas 29 crianças divididas em dois grupos: Grupo Estudo (GE): 11 crianças (m=10,7 anos; DP=1,34) com dificuldades escolares; e Grupo Controle (GC): 18 crianças com desenvolvimento típico (m=10,8 anos; DP= 2,11) sem queixas acadêmicas. Todos os sujeitos tinham entre 8 e 14 anos, sem alterações auditivas, visuais e neurológicas. Os critérios de inclusão foram: avaliação audiológica básica com limiares até 20 dB, logoaudiomeria compatível com os limiares tonais, curva tipo A e reflexos acústicos ipsi e contralaterais presentes.
Foi realizado o potencial cognitivo P300 com estímulo tone burst na frequência de 2KHz (raro) e 1KHz (frequente), apresentados randomicamente a 70dBNA, com fones de inserção, através do equipamento Biologic. O exame foi realizado em duas condições de avaliação, com e sem a utilização de ruído branco contralateral. Na análise estatística, foram utilizados os seguintes testes: Kolmogorov-Smirnov, T-Student, Teste de Mann-Whitney e Teste de Wilcoxon. O nível de significância adotado foi 5%.
Na avaliação sem ruído, as crianças do GC apresentaram latências estatisticamente menores em relação ao GE para as ondas P2 (p=0,044) e N2 (p=0,027) na OE. Com a utilização do ruído, os grupos apresentaram diferença significante para a latência das ondas P2 [OD(p=0,022), OE(p=0,011)] e N2 [OD(p=0,023), OE(p=0,004)] bilateralmente com latências menores para o GC. Na análise que comparou as duas condições de avaliação (com e sem ruído), o GC apresentou redução da amplitude (p=0,002) na OD e aumento da latência na OE (p= 0.015) na presença de ruído para a onda P300. No GE não foi observada diferença estatística entre as duas condições de avaliação. Comparando os valores de supressão entre os grupos (valores obtidos na condição com ruído menos os valores da condição sem ruído), foi observada maior supressão no GC para a amplitude das ondas P2 (p=0,0386) e N2 (p=0,043) na OE.
O aumento da latência e a diminuição da amplitude do P300 na presença de ruído no GC pode ser em decorrência da ação do sistema eferente, enquanto que a ausência de supressão no GE sugere mal funcionamento do sistema eferente que pode levar à dificuldades de processamento auditivo nas crianças com dificuldades escolares. Novos estudos são necessários para melhor compreensão da via eferente nestas crianças.
Palavras-chave: P300 Event-Related Potentials, Efferent Pathways, Electrophysiology, Hearing |