Poster (Painel)
P165 | A UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE LINGUAGEM BOREL MAISONNY PARA ESTIMULAR CRIANÇAS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE FALA E NA ALFABETIZAÇÃO ESCOLAR PÓS IMPLANTE COCLEAR | Autores: | ARONA, E.C.1 1 CNEC - CNEC Capivari |
Resumo: Resumo Simples
A fonoaudiologia como responsável pelo trabalho com crianças e adultos na reabilitação auditiva e no estímulo ao desenvolvimento da linguagem de crianças com atraso na aquisição da linguagem é capaz de unir os critérios para o trabalho com pessoas que passam pelo Implante Coclear e ainda não tem a oralização adquirida. Assim, este trabalho tem como objetivo mostrar a importância do trabalho fonoaudiológico para abrir caminhos no processo de alfabetização e letramento pro meio da comunicação. Como mestre em Educação e trabalhando tanto com fonoterapia com os distúrbios de linguagem do surdo como na formação de educadores tem me feito utilizar todos os conhecimentos adquiridos na área clínica para auxiliar nos espaços escolares a estimular alunos com dificuldades no processo de alfabetização e letramento. Como metodologia mostra um estudo de caso com trabalho fonoaudiológico para estimular o desenvolvimento da linguagem de uma criança de 7 anos, com surdez congênita, que recebeu o Implante Coclear unilateral com 1 ano e meio de idade. Estando esta no primeiro ano e passando pelo processo de alfabetização, porém sem uma linguagem estabelecida. Segundo relatos da mãe, seu processo fonoterápico não evolui muito até aquele momento, não tendo esete estabelecido comunicação por meio da Libras ou pela oralização. Somente se comunicava com a mãe com sinais caseiros para suprir necessidades básicas. Procurada pela professora, angustiada com a dificuldade de comunicação com o aluno, que mesmo sendo muito inteligente não sabia como alfabetizá-lo, pedindo orientação de como fazê-lo. Assim, em outubro de 2013 fiz mesmo na escola uma avaliação da criança e utilizei o método Borel Maisonny para estimular sua fala, o que respondeu com facilidade no primeiro contato para os fonemas vocálicos e os fonemas consonantais “p” e “t”, e formando as sílabas junto as vogais. Este método tem como foco a aprendizagem da leitura e da escrita, baseando-se na identificação do som e da letra, apoiando no alfabeto gestual, desenvolvido pela autora para facilitar a compreensão da produção fonêmica. Com autorização da mãe mantive contato com a criança, por 3 semanas na escola, orientando a criança e aos professores como auxiliá-lo a compreender como se dá a produção dos fonemas e relacionar estes ao grafema. Após este período tempo mãe trouxe a criança a clinica, a fim de dar continuidade à orientação e para o estimulo mais apropriado a fala. Mantive encontros semanais com a professora para orientação de como alfabetizar utilizando como base o método de Maisonny na escola, sendo este reforçado pela mãe e a família em casa. Como resultado, em 8 meses de acompanhamento, a criança adquiriu todos os fonemas, porém alguns se mantiveram com algumas distorções a serem trabalhadas na fala, e paralelamente foi alfabetizada. Foi observada mudança significativa no processo e interação da criança com família, professores e colegas de sala. Assim, como conclusão sugere-se ser este um método eficaz para o trabalho com pessoa pós Implante Coclear para habilitação da linguagem oral. Palavras-chave: 1.Linguagem, 2.Oralização, 3. Método Borel Maisonny 4.Alfabetização, 5.Letramento.
Palavras-chave: Linguagem, Oralização, Método Borel Maisonny, Alfabetização, Letramento |