Oral (Tema Livre)
AO016 | Ambiente Virtual de Aprendizagem: Saúde Auditiva e Malformação de Orelha Externa e Média. | Autores: | OLIVEIRA, V.V.1, BLASCA, W.Q.2, FERNANDES, J.C.3 1 HRAC-USP - Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, 2 FOB-USP - Faculdade de Odontologia de Bauru, 3 FEB-UNESP - Faculdade de Engenharia de Bauru |
Resumo: Resumo Simples
Nas últimas décadas as áreas da computação e telecomunicações estão passando por um processo de desenvolvimento e modernização, proporcionando mudanças significativas em muitos setores da sociedade e, em especial, na educação. A Educação a Distância, através da Internet surge como um importante instrumento de difusão do conhecimento e democratização da informação. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo desenvolver e analisar um programa educacional para alunos do ensino fundamental, utilizando um ambiente virtual de aprendizagem, com a finalidade de promover a saúde auditiva e a inclusão de deficientes auditivos com malformação na escola. O estudo foi dividido em duas fases. A primeira fase formada pela construção de um conteúdo educacional (avaliado por 46 juízes na área de Audiologia). A segunda fase consistiu na aplicação de conteúdo para 18 alunos (sem malformações craniofaciais) de uma escola pública. Antes e depois da implementação do programa educacional, os alunos completaram o "Questionário Situação-Problema(QSP)", com o objetivo de medir o conhecimento teórico adquirido antes e durante todo o programa. Mais tarde, responderam outro questionário denominado "Pesquisa Motivacional (PM)" para verificar subjetivamente os aspectos motivacionais do programa. Os professores também avaliaram o desempenho de habilidades sociais dos alunos através do “Questionário Crenças e Sentimentos do Professor (QCSP)", antes e durante o curso. Em seguida, esses alunos transmitiram os conhecimentos adquiridos para mais 200 alunos da escola. Os resultados relacionados a avaliação do conteúdo mostraram que a maioria dos juízes tiveram avaliações positivas do conteúdo, com valores acima de 75% de aprovação. Para os questionários situação-problema, os alunos mostraram uma maior taxa de aprendizagem, estatisticamente significativa, após a apresentação do programa de treinamento (p = 0,0002). O questionário Pesquisa Motivacional mostrou que estudantes caracterizaram o curso como impressionante. As pontuações atribuídas aos alunos por professores sobre suas habilidades sociais, foram maiores durante a participação do programa de educação (8,12), de forma significativa (p = 0,000), aos atribuídos antes do programa (7,81). Concluiu-se que a implementação do programa, visando a promoção da saúde auditiva e a inclusão de deficientes auditivos com malformação de orelha externa é viável e sugere-se reaplicá-lo em outras escolas.
Palavras-chave: audição, malformação de orelha, deficiência auditiva, adolescentes, telessaúde |