Voltar

Histórico

Histórico

A Academia Brasileira de Audiologia é uma associação, sem fins lucrativos que foi constituida em maio de 2001 por iniciativa de um grupo de pesquisadores de diferentes Universidades preocupados com o desenvolvimento da audiologia no Brasil.

Fundadores da Academia Brasileira de Audiologia

Fundadores da Academia Brasileira de Audiologia

 

A fundação da ABA ocorreu durante o 16o Encontro Internacional de Audiologia (EIA) no Rio de Janeiro/RJ com apoio de diferentes instituições. Naquele ano o EIA atingiu impacto produtivo e, desde então, consolidou-se como o mais importante evento científico da área de Audiologia no Brasil, culminando com a fundação da Academia Brasileira de Audiologia (ABA).

No ano de 2002, durante o 17o EIA realizado na cidade de Bauru/SP, o evento passou a ser de responsabilidade integral da Academia Brasileira de Audiologia (ABA).

Em 2010, o EIA comemora suas “ Bodas de Prata” e com certeza ao longo de 25 anos tornou-se o principal evento da audiologia no paise há nove anos é a principal ação da ABA no intuito de alcançar seus objetivos relacionados ao desenvolvimentoda audiologia nos âmbitos nacional e internacional; promover o avanço do ensino e da pesquisa em audiologia e propiciar a integração entre os profissionais no campo da pesquisa, docência e atuação clínica.

Atualmente, a ABA está estruturando-se segundo os princípios da máxima participação efetiva e da maior representatividade dos Membros, por regiões e estados, nos órgãos de coordenação em nível local, regional, nacional e internacional.