Voltar

Livros

Livros

Tratado de Audiologia - 3ª Edição
A terceira edição do Tratado de Audiologia resgata o estado da arte sobre as diversas subáreas da Audiologia, bem como os avanços demonstrados cientificamente e incorporados recentemente na prática clínica.

Seus 54 capítulos estão divididos em seis partes: Fundamentos teóricos; Triagem e diagnóstico audiológico; Saúde coletiva e do trabalhador; Dispositivos eletrônicos de amplificação sonora, implante coclear e próteses auditivas implantáveis; Reabilitação e intervenção nas alterações auditivas e vestibulares; e Correlatos em Audiologia.

Os temas discutidos nas edições anteriores foram revisados e atualizados, e novos conceitos importantes para a prática audiológica contemporânea foram incluídos, tais como: Frequency Following Response (FFR); potencial miogênico evocado vestibular e Video Head Impulse Test; políticas públicas e atenção à saúde auditiva no Sistema.

Único de Saúde; saúde auditiva nas redes de atenção e ações do fonoaudiólogo; Teleaudiologia; ototoxicidade; Classificação Internacional de Funcionalidade.

Produzida por autores com vasta experiência nas áreas em que se inserem, a obra norteia a atuação audiológica, sendo referência tanto para alunos de graduação e de pós-graduação quanto para profissionais de Fonoaudiologia e de outras áreas da saúde.

Sumário: Clique aqui

Autoria:
Eliane Schochat: Professora titular de Audiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da FMUSP. Presidente da Academia Brasileira de Audiologia (ABA) – gestão 2021-2023.

Alessandra Giannella Samelli: Fonoaudióloga. Mestre e doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Professora associada do curso de Fonoaudiologia do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da FMUSP e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da FMUSP. Coordenadora do Laboratório de Investigação Fonoaudiológica em Identificação e Prevenção de Riscos Auditivos da FMUSP.

Christiane Marques do Couto: Fonoaudióloga pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp). Especialista em Audiologia. Mestre em Ciência pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). Professora do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Adriane Ribeiro Teixeira: Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Fonoaudiologia pela UFSM. Especialista em Audiologia pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) e em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela UFSM. Doutora em Gerontologia Biomédica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Pós- -doutora pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Professora associada no Departamento de Saúde e Comunicação Humana da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Membro do corpo clínico do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).

Alessandra Spada Durante: Fonoaudióloga. Mestre e doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Professora adjunta do curso de Fonoaudiologia e do Mestrado Profissional em Saúde da Comunicação Humana da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Sthella Zanchetta: Professora doutora do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). Fonoaudióloga especialista em Audiologia.





Tratado de Audiologia - 2ª Edição
A segunda edição do Tratado de Audiologia, completamente revisada e ampliada com novos capítulos – agora são 70 –, compreende os principais avanços na área. Este aporte traz um volume de informação importante que acrescenta ciência, evolução e dinamismo à obra já estabelecida.

Os conteúdos dos capítulos abrangem conceitos fundamentais da ciência da audição e seus distúrbios, subsidiam a prática clínica e semeiam no leitor o desejo de progredir em sua formação alinhada aos pilares do conhecimento clínico e tecnológico fundamentados no ambiente acadêmico e científico.

Obra coordenada pela Diretoria da Gestão 2013-2015 da ABA (Academia Brasileira de Audiologia), e com a participação de renomados especialistas na área, é leitura indispensável aos alunos de Fonoaudiologia, aos alunos de áreas correlatas e aos jovens profissionais que trabalham com Audiologia.

Sumário: Clique aqui

Autoria:
Edilene Marchini Boéchat. Fonoaudióloga. Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Professora Doutora da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Membro diretora da Sociedade Internacional de Audiologia (ISA — Gestão 2014-2016). Presidente da Academia Brasileira de Audiologia (ABA — Gestão 2013-2015).

Pedro de Lemos Menezes. Fonoaudiólogo. Doutor em Física Aplicada à Medicina e Biologia. Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. Vice Presidente da Academia Brasileira de Audiologia (ABA — Gestão 2013-2015).

Christiane Marques do Couto. Fonoaudióloga. Especialista em Audiologia. Mestre pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Doutora pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Professora Doutora do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Estadual de Campinas. Diretora da Academia Brasileira de Audiologia (ABA — Gestão 2013-2015).

Ana Cláudia Figueiredo Frizzo. Fonoaudióloga. Doutora em Neurociências pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Professora Assistente Doutora do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília. Diretora da Academia Brasileira de Audiologia (ABA — Gestão 2013-2015).

Renata Coelho Scharlach. Fonoaudióloga. Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo. Professora do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Diretora da Academia Brasileira de Audiologia (ABA — Gestão 2013-2015).

Adriana Ribeiro Tavares Anastasio. Fonoaudióloga. Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Professora do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Diretora da Academia Brasileira de Audiologia (ABA — Gestão 2013-2015).





Tratado de Audiologia

Referência: Bevilacqua, M.C.; Martinez, M.A.N.; Balen, S.A.; Pupo, A.C.; Reis, A.C.M.; Frota, S. Tratado de Audiologia. São Paulo: Santos, 2011.

Resumo: O momento atual da Audiologia Brasileira impõe a necessidade de organização e divulgação do conhecimento produzido nacionalmente. Foi nessa perspectiva que os diretores da Academia Brasileira de Audiologia - Gestão 2009-2011 se propuseram a organizar este livro, no qual as subáreas da Audiologia são apresentadas por autores com vasta experiência profissional e de pesquisa. O conhecimento aqui apresentado poderá ser norteador para auxiliar profissionais e estudantes de Fonoaudiologia e especialistas em Audiologia, com o desafio de garantir atendimento de qualidade, integrar serviços de saúde auditiva, determinar parâmetros e estabelecer ações na área audiológica.

Sumário
Seção I - Fundamentos Teóricos
Capítulo 1 - Sistema Auditivo Periférico
Capitulo 2 - Sistema Auditivo Central
Capítulo 3 - Psicoacústica
Capítulo 4 - Plasticidade do Sistema Auditivo Central

Seção II - Diagnóstico Audiológico
Capítulo 5 - Audiometria tonal liminar
Capítulo 6 - Logoaudiometria básica
Capítulo 7 - Mascaramento clínico
Capítulo 8 - Timpanometria
Capítulo 9 - Reflexo acústico
Capítulo 10 - Emissões otoacústicas
Capítulo 11 - Eletrococleografia
Capítulo 12 - Introdução aos potencias evocados auditivos e potencial evocado auditivo de tronco encefálico
Capítulo 13 - Resposta auditiva de estado estável
Capítulo 14 - Potencial evocado auditivo de média latência
Capítulo 15 - Potencial evocado auditivo de longa latência
Capítulo 16 - Mismatch Negativity
Capítulo 17 - Introdução ao processamento auditivo central
Capítulo 18 - Avaliação do processamento auditivo: testes comportamentais

Seção III - Avaliação do sistema vestibular
Capítulo 19 - Avaliação do Equilíbrio Corporal: Conceituação e Aplicação Clínica
Capítulo 20 - Potenciais Evocados na Avaliação Vestibular
Seção IV - Aparelho de Amplificação Sonora Individual
Capítulo 21 - Aparelho de amplificação sonora individual: componentes e características eletroacústicas
Capítulo 22 - Seleção das características do aparelho de amplificação sonora individual em adultos: alogaritmos de cancelamento da microfonia, expansão e redução digital do ruído
Capítulo 23 - Verificação do desempenho e controle das características da amplificação sonora
Capítulo 24 - Avaliação de resultados - estudos de qualidade de vida

Seção V - Implante Coclear e outras Tecnologias Auditivas Implantáveis
Capítulo 25 - Conceituação e indicação do implante coclear
Capítulo 26 - Métodos de avaliação em implante coclear
Capítulo 27 - Próteses auditivas cirurgicamente implantáveis de orelha média

Seção VI - Saúde Coletiva e do Trabalhador
Capítulo 28 - Saúde coletiva e saúde do trabalhador: prevenção de perdas auditivas

Seção VII - Audiologia Pediátrica
Capítulo 29 - Desenvolvimento das habilidades auditivas
Capítulo 30 - Evidências para a realização da triagem auditiva neonatal universal
Capítulo 31 - Avaliação audiológica em bebês: 0 a 1 ano de idade
Capítulo 32 - Diagnóstico audiológico em crianças
Capítulo 33 - Audição no contexto da educação: práticas voltadas à promoção e à prevenção
Capítulo 34 - Processamento auditivo na escola

Seção VIII - Audiologia Educacional
Capítulo 35 - Amplificação sonora em bebês
Capítulo 36 - Terapia fonoaudiológica: os primeiros anos
Capítulo 37 - Intervenção fonoaudiológica no primeiro ano de vida
Capítulo 38 - Percepção e produção de fala e deficiência auditiva
Capítulo 39 - Intervenção fonoaudiológica nas perdas auditivas unilaterais em crianças
Capítulo 40 - Atividades lúdicas na terapia fonoaudiológica
Capítulo 41 - Aconselhamento e orientação familiar
Capítulo 42 - Terapia fonoaudiológica em crianças com deficiência auditiva em idade escolar
Capítulo 43 - Sistema de frequência modulada
Capítulo 44 - Assessoria fonoaudiológica à escola

Seção IX - Reabilitação Auditiva
Capítulo 45 - Reabilitação de deficientes auditivos adultos
Capítulo 46 - Reabilitação auditiva de idosos
Capítulo 47 - Interação auditiva e visual na percepção da fala
Capítulo 48 - Programas computadorizados no treinamento auditivo
Capítulo 49 - Treino auditivo formal nos distúrbios de processamento auditivo
Capítulo 50 - Processamento auditivo: treinamento auditivo neurocognitivo
Capítulo 51 - Reabilitação vestibular

Onde Comprar :
- Editora Santos
- Livraria Book-Toy





Encontro Internacional de Audiologia: 25 anos de história



Ver publicação em pdf

Sumário
1. Introdução
2. Histórico
3. Organização, parcerias e locais
4. O impacto dos EIAs para o desenvolvimento e divulgação da Audiologia no Brasil
5. Convidados internacionais
6. Convidados nacionais
7. Fóruns e recomendações
8. Sinopse dos 25 anos
9. Linha do tempo





Guia de Orientação para Fonoaudiólogos sobre implantação e desenvolvimento da saúde auditiva na atenção primária

Documento elaborado por parceria entre ABA e CFFa.


Ver publicação em pdf

Sumário
Apresentação
1. Política nacional de atenção à saúde auditiva
2. Ações de atenção à saúde auditiva na atenção básica
     2.1 Núcleos de apoio à saúde da família (nasf)
     2.2 Saùde auditiva incorporada à estratègia de saùde da familia
3. Critérios de encaminhamentos para referência e contra-­referência
4. Avaliação das ações de saúde auditiva na atenção básica
5. Considerações finais
6. Legislação
7. Sites relacionados
8. Glossário 9. Bibliografia indicada





Saúde auditiva no Brasil: Políticas, Serviços e Sistemas

Referência
Bevilacqua, M.C.; Martinez, M.A.N.; Balen, S.A.; Pupo, A.C.; Reis, A.C.M.; Frota, S. Saúde auditiva no Brasil: políticas, serviços e sistemas. São José dos Campos: Editora Pulso, 2010.

Resumo
A Academia Brasileira de Audiologia avaliou que o momento atual é oportuno para organizar as diferentes discussões, relato de experiências e bases teóricas para colaborar no desenvolvimento e implantação da Política Nacional de Atenção à Saúde Auditiva. Foi este o intuito de publicar este livro, atendendo uma das metas da atual Diretoria da ABA, gestão 2009/2011 de promover o avanço do ensino e da pesquisa em Audiologia com participação junto aos órgãos de fomento, assim como proporcionar o intercâmbio de estudos científicos na área entre instituições, profissionais e pesquisadores em Audiologia. Este livro congrega a participação de colaboradores, dispostos em 12 capítulos, que atuam diretamente na implementação da Política Nacional de Atenção à Saúde Auditiva no Ministério da Saúde, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e em diferentes Serviços de Saúde Auditiva envolvendo o relato de experiências da Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Sumário

CAPITULO 1 – A Política Nacional de Atenção à Saúde Auditiva: a atenção especializada às pessoas com deficiência auditiva no SUS
CAPITULO 2 – A inserção da Fonoaudiologia na Política Nacional de Formação dos Profissionais de Saúde
CAPITULO 3 – Formação profissional do fonoaudiólogo para o trabalho em saúde no campo da Audiologia
CAPITULO 4 – Organização da rede de Atenção a Saúde Auditiva
CAPITULO 5 – Estado atual da saúde auditiva neonatal no Brasil: políticas públicas e evidências científicas
CAPITULO 6 – A avaliação dos serviços de saúde auditiva: o uso de indicadores de qualidade
CAPITULO 7 – Gestão de processos na Saúde Auditiva: quadro-fluxo de pacientes, organização da agenda e satisfação do usuário
CAPITULO 8 – O papel do gestor nos Serviços de Saúde Auditiva e o desafio do acompanhamento em Saúde Auditiva
CAPITULO 9 – Da Rede de Atenção à Rede de Cuidados: O Desafio da Transformação
CAPITULO 10 – Telessaúde: acesso a educação e assistência em audiologia
CAPITULO 11 – Política e Gestão na Atenção à Saúde Auditiva no Estado da Bahia: a experiência do Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação de Deficiências (CEPRED)
CAPITULO 12 – Grupo de Apoio: um diferencial no atendimento aos idosos com deficiência auditiva
ANEXO 1 – I SEMINÁRIO DE “POLÍTICAS PÚBLICAS: SERVIÇOS E SISTEMAS em saúde auditiva – 16 a 18 de março de 2006, Universidade de São Paulo, Campus Bauru, São Paulo.
ANEXO 2 – Screening and assessment for childhood hearing loss: developing quality services - II SEMINÁRIO CIENTÍFICO “POLÍTICAS PÚBLICAS, serviços e sistemas EM SAÚDE AUDITIVA”- 08 a 09 de maio de 2008, Bauru, São Paulo.
ANEXO 3 – Quality in paediatric Audiology services: measuring it, improving it, and implications for training - II SEMINÁRIO CIENTÍFICO “POLÍTICAS PÚBLICAS, SERVIÇOS E SISTEMAS EM SAÚDE AUDITIVA”- 08 a 09 de maio de 2008, Bauru, São Paulo.
ANEXO 4 – Refletindo sobre os indicadores e padrões de qualidade dos serviços de saúde auditiva - II SEMINÁRIO CIENTÍFICO “POLÍTICAS PÚBLICAS, SERVIÇOS E SISTEMAS EM SAÚDE AUDITIVA” - 08 a 09 de maio de 2008, Bauru, São Paulo.
ANEXO 5 – Políticas Públicas em Saúde Auditiva: Perspectivas Futuras - III Seminário Científico “Políticas Públicas, Serviços e Sistemas em Saúde Auditiva” - 21 e 22 de maio de 2009, Bauru, São Paulo.

 

Onde encontrar?
Editora Pulso (http://www.pulsoeditorial.com.br)
Livraria Book-Toy (http://www.booktoy.com.br)