Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

DESENVOLVIMENTO DE PLATAFORMA WEB PARA ATENDIMENTO AUDIOLÓGICO E GESTÃO DO PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO AUDITIVA (PCA)
Calarga, K. S. ; Jesus, F. C. ; Paoliello, G. C. ;

Introdução:
O Programa de Conservação Auditiva (PCA) consiste em um conjunto de ações que visam evitar o desencadeamento ou agravamento da PAINPSE. Visto a complexidade de tais ações, é fundamental que sejam bem geridas, sigam as recomendações da OS 608 e incluam: análise de riscos para perdas auditivas ocupacionais; gestão de diagnósticos audiológicos; gestão de medidas de controle coletivo; gestão de equipamentos de proteção individual; gestão de tributos trabalhistas e previdenciários e auditoria. Tendo em vista a necessidade de uma ferramenta que abrangesse todos os requisitos e se integrasse a outras áreas e demandas do serviço, optou-se pelo desenvolvimento de uma plataforma para tal finalidade.

Objetivo:
Desenvolver uma plataforma web de gestão de exames audiométricos, integrada aos sistemas de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional de uma indústria química, seguindo os preceitos do PCA, da NR7 e da LGPD.

Metodologia:
O desenvolvimento iniciou pela identificação das demandas do serviço de audiologia e a elaboração do escopo com as funcionalidades esperadas. A plataforma foi desenvolvida por um programador, utilizando a linguagem ASP.NET e banco de dados SQL Server. Em seguida, foram realizadas as fases de teste e de aplicação clínica. As funcionalidades do sistema podem ser organizadas em duas categorias:
(1) Ferramentas para otimização dos atendimentos: agenda digital; sistema de atendimento audiométrico que conta com ficha de identificação; anamnese (permite a visão longitudinal de cada atendimento); meatoscopia; audiograma (classificação automática); histórico de audiometrias (com as médias de 500 a 200Hz e de 3000 a 6000Hz); classificação segundo a Portaria 19 do MT; dispositivo de proteção auditiva (tipo, uso, higiene, armazenamento e orientações); observações gerais; conduta final; criação de planos de ação para equipe (com prazos e lembretes automatizados); encaminhamentos com preenchimento automático; painel de gestão de exames e encaminhamentos externos; evolução clínica automatizada.
(2) Ferramentas para otimização da gestão do PCA: planilha editável tabulada automaticamente com dados dos atendimentos (análise epidemiológica de qualquer parâmetro); relatórios mensais do PCA automatizados (síntese individual e consolidado mensal); caracterização coletiva do perfil (sexo, idade, setor, turno); gráficos automatizados (faltas; distribuição de audiometrias por tipo, por mês , tipo de perda auditiva; padrão de evolução); gestão dos planos de ação e mapa de ruído por setor.

Resultados:
Após a implementação do sistema houve: (1) otimização do tempo de atendimento; (2) melhora da acurácia; (3) otimização do acompanhamento dos casos; (4) maior controle dos dados, permitindo novas análises; (5) integração com dados de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional; (6) monitoramento da eficácia pelo gestor e (7) fácil acesso à informação para auditorias.

Conclusões:
Houve a otimização das ações auditivas protetivas e preventivas, impactando na qualidade dos atendimentos, acompanhamentos e gestão do PCA. Este trabalho retifica a importância da fonoaudiologia ocupacional dentro da indústria e estimula que mais empresas valorizem seus PCAs, beneficiando um maior número de colaboradores.

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DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.200
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/36eia/anais-trabalhos-consulta/200