SISTEMA DE MONITORAMENTO AUDIOLÓGICO DOS TRABALHADORES EXPOSTOS AO RUÍDO OCUPACIONAL DE UMA UNIVERSIDADE.
Perini, B. P. ;
Rocha, C. H. ;
Moreira, R. R. ;
Samelli, A. G. ;
Introdução: O ruído é um dos principais agentes nocivos à saúde do trabalhador, ocasionando a perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevados (PAINPSE), que é uma perda irreversível, mas absolutamente evitável quando medidas protetivas e de monitoramento são adotadas. Embora, a legislação brasileira tenha estabelecido os parâmetros mínimos para monitoramento da audição dos trabalhadores, ainda existe uma alta prevalência da PAINPSE, em virtude principalmente da não aderência das empresas aos programas e da baixa capacidade de fiscalização governamental sobre as medidas preventivas adotadas contra o ruído. Desse modo, é fundamental a existência de sistemas eficientes de monitoramento de saúde do trabalhador, permitindo a vigilância epidemiológica constante, bem como facilitando a implementação de ações para eliminação ou redução dos riscos para PAINPSE. Objetivo: Desenvolver um sistema para monitoramento audiológico de trabalhadores de uma universidade pública, expostos a ruído ocupacional. Metodologia: A pesquisa foi realizada simultaneamente em duas frentes. A primeira consistiu no desenvolvimento de um sistema para banco de dados por meio do Microsoft Access®. Na segunda frente, foi feita a organização dos prontuários dos funcionários, encaminhados pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) em ativos e inativos, e posterior tabulação. Resultados: O referido serviço de audiologia ocupacional existe desde 2002, realizando as avaliações de todos os funcionários da universidade expostos a ruído, resultando em uma grande quantidade de prontuários, assim como em prontuários extensos, pela longevidade do acompanhamento. Para atender as demandas de organização do serviço, a pesquisa resultou no desenvolvimento do Sistema de Prontuários Virtuais (SPV). A plataforma personalizada foi construída por meio do programa Microsoft Access, escolhido por sua acessibilidade; capacidade em comportar os prontuários; possibilidade do uso de senhas de acesso ao sistema, conferindo segurança e confiabilidade dos dados; possibilidade de realizar cruzamento de dados e geração de relatórios, bem como cadastramento dos indivíduos por meio de número de identificação único, evitando a duplicidade. Ao iniciar o SPV, é possível cadastrar ou atualizar o prontuário de um funcionário, incluindo seu histórico clínico-ocupacional, obtido na anamnese, e os exames audiológicos realizados. Também é possível gerar relatórios sobre os exames realizados por período - intervalo de datas - facilitando o monitoramento das avaliações realizadas e permitindo o cumprimento adequado da periodicidade do acompanhamento audiológico, de acordo com a Portaria nº19. O SPV está em fase de cadastramento dos prontuários completos e os testes preliminares mostraram potencial para atender as demandas do serviço. Foram registrados 3301 documentos, que foram encaminhados ao SESMT, para confirmação dos funcionários ativos e inativos. Do total de registros enviados, o SESMT apresentou o relatório referente a 629 funcionários, dos quais 404 estão ativos e 225 estão inativos. Conclusão: O SPV foi desenvolvido e encontra-se em fase de alimentação do banco de dados e testes. A médio prazo, espera-se que o SPV se torne um importante instrumento para estudos ligados à área de saúde do trabalhador, dentro da universidade, bem como uma ferramenta ágil para o monitoramento audiológico desta população.
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