Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

A INSERÇÃO DA DANÇA NA TERAPIA FONOAUDIOLÓGICA UMA ESTRATÉGIA DE ESTIMULAÇÃO DO EQUILÍBRIO E DAS FUNÇÕES COGNITIVAS
Landim, A. I. ; Fernandes, F.S. ;

Ao longo da história da dança, pesquisadores investigaram os impactos positivos que ela vinha demonstrando nos indivíduos que a praticavam. Reconhecida como um treinamento multifatorial, a dança promove benefícios no equilíbrio corporal que vão além da possibilidade de girar inúmeras piruetas, como as realizadas pelos bailarinos profissionais. Assim, o ato de dançar favorece diversos públicos, entre eles, os idosos que passam a ter redução de quedas e crianças com encefalopatia crônica não progressiva, que demonstram melhoria no desenvolvimento dos aspectos motores e cognitivos. Além disso, através do balé clássico, pesquisadores observaram que os estímulos vestibulares, gerados pelo intensivo treinamento de equilíbrio, promove neuroplasticidade em regiões cerebrais, como no hipocampo, córtex visual e em regiões temporais. Essas áreas se associam as habilidades cognitivas, como a memória, a atenção e as funções espaciais. O fonoaudiólogo é o profissional habilitado para atuar nos aspectos relacionados ao equilíbrio, aprendizagem, funções cognitivas, processos fonoarticulatórios, entre outros. É de conhecimento que diversos pacientes com alterações fonéticas e fonológicas, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, discalculia, disfunções vestibulares podem apresentar déficits cognitivos, como por exemplo na atenção, memória espacial, atrasos de ordem temporal e esquema corporal. Assim, o objetivo do trabalho foi discorrer os desdobramentos do treinamento de equilíbrio, através dos movimentos corporais praticados na dança. Parte-se do pressuposto, que a dança pode ser uma estratégia terapêutica fonoaudiológica visando a estimulação do sistema vestibular e do hipocampo no intuito de se obter ganhos cognitivos. Através de uma revisão bibliográfica, pode-se identificar que há uma intrínseca relação entre o sistema vestibular, hipocampo e funções cognitivas. Os resultados da pesquisa indicaram que a dança é uma modalidade que estimula o sistema vestibular, somatossensorial e visual. Logo, favorece às funções deficitárias nas patologias que possuem associação com as estruturas descritas, estimulando habilidades cognitivas, noções temporais, espaciais, somatossensoriais e o equilíbrio. A diversidade de movimentos existentes na dança permitem com que haja variáveis modulações corporais que podem ser realizadas por diversos tipos de público, tornando-a possível de ser utilizada de forma terapêutica. Com isso, concluímos que as técnicas existentes na dança podem ser utilizadas de forma lúdica pelo fonoaudiólogo com o intuito de desenvolver habilidades cognitivas e de equilíbrio que necessitam ser estimuladas em alterações fonoaudiológicas encontradas nos consultórios.

BINETTI, C.; BRANDT, T.; FLANAGIN, V. et al. Structural and Functional Plasticity of the Hippocampal Formation in Professional Dancers and Slackliners. Hippocampus v. 865, n. June 2010, p. 855–865, 2011.

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DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.207
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/36eia/anais-trabalhos-consulta/207