RELAÇÃO ENTRE OS SISTEMA VESTIBULAR E COGNITIVO: NOVAS PERSPECTIVAS TERAPÊUTICAS
Fernandes, F.S. ;
Introdução: O sistema vestibular é descrito como um sistema sensorial que, em conjunto com os sistemas visual e proprioceptivo, possui a função de manter o equilíbrio corporal. A literatura indica que, quando um desses sistemas não funciona adequadamente, a tontura é o efeito evidente. No entanto, dificuldades cognitivas como memorização, localização espacial, concentração, entre outros, são queixas frequentes em pacientes com desequilíbrio e, comumente, têm seus relatos menosprezados. Mas qual a relação entre o equilíbrio e a cognição? Desvendar tal relação entre estes sistemas traria implicações diretas para a avaliação e o tratamento de pacientes com queixas de desequilíbrio e cognitivas. Sabe-se que há um declino natural da cognição e do equilíbrio causado pela idade. Contudo, este processo pode ser postergado e beneficiar pacientes e sujeitos saudáveis. Objetivo: Nestes termos, a presente pesquisa objetivou buscar evidências cientificas da integração dos sistemas vestibular e cognitivo e entender como se relacionam. Metodologia: Para esse fim, utilizou-se uma ampla revisão narrativa da literatura além de revisão sistemática com obediência a critérios de inclusão e exclusão a fim de responder as seguintes perguntas: (1) Existe relação entre o sistema vestibular e o sistema cognitivo? (2) Quais evidências dessa relação? (3) Em quais intervenções essa relação pode ser observada? Resultado: Na revisão sistemática foram encontrados 482 artigos, no entanto ao final somente 14 trabalhos obedeceram a todos os critérios de inclusão. O resultado evidenciou que há uma grande e complexa rede neural que ainda não está totalmente elucidada. Os estudos avaliados possuem diferentes abordagens, no entanto, apontam para a mesma direção: os sistemas vestibular e cognitivo se inter-relacionam mutuamente. A revisão narrativa propiciou a ampliação de conhecimentos e a incorporação de novos artigos à pesquisa confirmando a relação dos dois sistemas, assim houve um aumento da confiabilidade nos resultados encontrados. Conclusão: As evidencias encontradas convergem para uma relação positiva entre o sistema vestibular e a cognição. Observa-se que determinados exercícios, em particular, exercícios de treino de equilíbrio, podem beneficiar sujeitos com queixas de desequilíbrio corporal e, ao mesmo tempo, a cognição. Benefícios na cognição são associados à plasticidade na região do hipocampo induzida pelo treino de equilíbrio. A pesquisa evidenciou também que esta é uma temática ainda pouco estudada no Brasil, necessitando de mais estudos. Perguntas como, qual o melhor treino para a cognição, por quanto tempo deve-se treinar, ou se os efeitos dos treinos são duradouros, ainda permanecem em aberto. Apesar de tais questionamentos, na pesquisa fica evidente que tal conhecimento traz contribuições no âmbito da prática clínica para diversos profissionais de saúde, já que distúrbios cognitivos e de equilíbrio coexistem em uma variedade de transtornos e patologias nas mais variadas idades.
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DORDEVIC, M. et al. Improvements in Orientation and Balancing Abilities in Response to One Month of Intensive Slackline-Training. A Randomized Controlled Feasibility Study . Frontiers in Human Neuroscience . [S.l: s.n.]. , 2017
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