Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

PREVALÊNCIA DE QUEIXAS AUDITIVAS E EXTRA-AUDITIVAS EM EDUCADORES FÍSICOS DE ACADEMIAS E/OU CENTROS DE FITNESS
Macedo, A.C. ; Soldera, C.L.C. ; Boscolo, C.C. ; Oliveira, F. ;

Introdução: A audição é um sentido relevante à vida e funda a base da comunicação humana. Sua integridade garante o entendimento e a participação do indivíduo na sociedade. Qualquer distúrbio que a afete, em variados graus, apresenta efeito desfavorável no estado funcional, na qualidade de vida, na função cognitiva e no bem estar emocional, comportamental e social do indivíduo. As academias de ginásticas e/ou centros de fitness, apresentam como fator estimulante para o exercício, a música amplificada. Entretanto, a intensidade elevada do som a médio e longo prazo, pode ser prejudicial à saúde auditiva, tanto quanto o ruído. Essa exposição a níveis de pressão sonora elevados (NPSE) pode causar diversos sintomas relacionados ao sistema auditivo, bem como sintomas extra-auditivos. Objetivo: Verificar a prevalência de queixas auditivas e extra-auditivas em educadores físicos de academias e/ou centros de fitness. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal observacional, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob parecer nº 3.926.355. A amostra foi composta por 50 sujeitos de ambos os sexos, com idade acima de 20 anos, que trabalhavam em academias ou centros de fitness. Os dados foram coletados a partir de um questionário online. Resultados: Verificou-se que 100% dos sujeitos da amostra apresentou pelo menos uma queixa auditiva e/ou extra-auditiva. Observou-se que as queixas auditivas de maior prevalência foram plenitude aural (26%) e diminuição da audição (22%). Já os sintomas extra-auditivas mais prevalentes foram cefaleia (54%), baixa concentração (52%), irritabilidade (42%), insônia (38%), nervosismo (32%) e dificuldade de compreender o que as pessoas falam (32%). Evidenciou-se associação significativa entre cefaleia, enjoo e irritabilidade ao sexo feminino e entre a frequência semanal de trabalho e diminuição de audição e irritabilidade. Conclusões: Os resultados da presente pesquisa evidenciaram a necessidade de implementação de programas para prevenção de perdas auditivas em educadores físicos que trabalham em academias e/ou centros de fitness.

Oliveira GC; da Silva CC. Níveis de ruídos nas aulas de ginástica e as queixas auditivas apresentadas pelos professores. Rev. Hórus. 2010; 5(2):276-283.
de Deus MJ. Os efeitos da exposição à música e avaliação acústica do ambiente de trabalho em professores de academia de ginástica [dissertação]. Santa Catarina (SC): Universidade Federal de Santa Catarina; 1999.
Barroso SR. Queixas auditivas e não auditivas de professores em academias de ginástica. Faculdade São Lucas. 2016.
Carmo LIC. Efeitos do ruído ambiental no organismo humano e suas manifestações auditivas. Goiânia: CEFAC; 1999.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.209
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/36eia/anais-trabalhos-consulta/209