IMPACTO DO TRANSTORNO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL EM CRIANÇAS COM DESVIO FONOLÓGICO
Pereira, A.E. ;
Gonçalves, L.F. ;
de Paiva, K.M. ;
Haas, P. ;
Blanco-Dutra, A.P. ;
Introdução: Dificuldades na linguagem oral podem estar associadas a desordens do processamento auditivo (PA), considerando que a audição é a via de entrada indispensável para a aquisição desta. O processamento auditivo envolve as habilidades necessárias para processar um som, abrangendo também a via auditiva periférica. Objetivo: verificar o impacto do transtorno do processamento auditivo central em crianças com desvio fonológico. Metodologia: A busca por artigos científicos foi conduzida por dois pesquisadores independentes nas bases de dados Medline (Pubmed), LILACS, SciELO, Web of Science e Scopus, sem restrição de período e localização, no período entre 2010 e 2020. A revisão sistemática foi conduzida conforme as recomendações do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). Foram incluídos na pesquisa estudos que obtiveram pontuação ≥ a 6 pontos segundo o protocolo para pontuação qualitativa proposto por Pithon et al (2015). Resultados: Os processos fonológicos que mais incidiram foram ensurdecimento de plosiva, ensurdecimento de fricativa, simplificação de líquida e simplificação de encontro consonantal. Foram comparados dois grupos (grupo controle e grupo com transtorno do processamento auditivo) e encontradas diferenças apenas para o processo simplificação de encontro consonantal no teste de imitação de palavras, demonstrando maior ocorrência desse processo no grupo com transtorno do processamento auditivo, sendo este grupo demonstrando maior gravidade de desvio fonológico. Conclusão: Pode-se concluir que o transtorno do processamento auditivo central traz impactos para as crianças com desvio fonológico, já que os estudos encontrados no presente trabalho corroboram o indicativo de que estes indivíduos apresentaram prejuízos maiores nos testes de processamento auditivo, indicando uma estreita correlação entre os dois, demandando maior atenção a essa população e destacando a necessidade da avaliação em crianças com desvio fonológico e posterior treinamento auditivo.
1. Carvalho NG, Novelli CVL, Colella-Santos MF. Factors in childhood and adolescence that may influence auditory processing: systematic review. Rev. CEFAC. 2015; 17: 1590-1603.
2. Gonçalves LF, Pattat FSA, Paiva KM, Stolz JV, Hass P. Recurrent average otitis and changes in the central nervous auditory system: A systematic review. Braz. J. of Develop. 2020; 6: 56303-56323.
3. Ceron MI, Gubiani MB, Oliveira CR, Gubiani MB, Keske-Soares M. Prevalence of phonological disorders and phonological processes in typical and atypical phonological development. CoDAS. 2017; 29: 1-9.
4. Paz-Oliveira A, Momensohn-Santos TM, Fátima Branco-Barreiro FCA. Associação Entre Desvio Fonológico e Distúrbio do Processamento Auditivo Central: Revisão da Literatura. Rev. Equilíbrio Corporal Saúde. 2015; 7:21-24.
5. Barrozo TF, Pagan-Neves LO, Vilela N, Carvallo RMM, Wertzner HF. The influence of (central) auditory processing disorder in speech sound disorders. Braz J Otorhinolaryngol. 2016; 82: 56-64.
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