Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

AVALIAÇÃO DA INFORMAÇÃO EM SAÚDE NA INTERNET: ANÁLISE DE WEBSITES SOBRE O USO DO SISTEMA DE FREQUÊNCIA MODULADA
FIDENCIO, V.L.D. ; SILVA, J.M. ; SOUZA, D.M.B. ; PINHO, N.A.M. ; ALMEIDA, R.S. ; CORREA, C.C. ;

Usuários de dispositivos eletrônicos podem apresentar dificuldades em situações de ruído competitivo1. Uma possibilidade facilitadora nestes contextos é o uso do Sistema de Frequência Modulada (FM), que otimiza a compreensão da fala do interlocutor. É fundamental que os professores tenham conhecimento e habilidades para a utilização/manuseio do dispositivo2 e que os conteúdos online sejam provenientes de fontes confiáveis e com fundamentação na medicina baseada em evidências científicas3. O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade, confiabilidade, usabilidade e abrangência dos websites de maior acesso voltados à orientação de professores sobre Sistemas FM. Por não analisar diretamente o impacto dos websites no público, este estudo não envolveu seres humanos, dispensando a análise pelo Comitê de Ética em Pesquisas e aplicação de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Três juízas realizaram as buscas nos sites Google e Yahoo!, por meio do uso das palavras-chave/termos livres: "sistema FM", "criança", "deficiência auditiva", "professor", “microfones remotos” e "orientações", consultando as cinco primeiras páginas dos resultados. Foram admitidos websites, portais e blogs organizados no idioma português do Brasil, que alocassem informações sobre o Sistema FM, benefícios, uso e manuseio por professores. Os websites foram analisados quanto à qualidade do conteúdo e a confiabilidade por meio do protocolo Discern Questionnaire (DQ)4, quanto à usabilidade pela escala System Usability Scale (SUS)5 e, quanto à abrangência, os juízes avaliaram se os conteúdos contemplavam quatro temas: 1- definição do Sistema FM; 2- importância do uso do dispositivo em sala de aula; 3- modo de utilização pelo professor e pelo aluno: posicionamento do transmissor e receptor; e 4- manuseio do transmissor pelo professor: ligar/desligar, opção de "microfone mudo". Foram identificados 500 websites, dos quais 14 foram incluídos e avaliados. Quanto à confiabilidade, três (21,42%) websites foram classificados como “bom”; cinco (35,72%) como “regular”; e seis (42,85%) “ruim”. No que diz respeito à abrangência, grande parte apresentou informações insuficientes quanto aos temas 3 e 4. A média da usabilidade foi 70,0 pontos, atribuindo-se a classificação “bom”. Somente um website foi categorizado como “melhor alcançável” e obteve maior pontuação nas demais avaliações (abrangência – 20 pontos; confiabilidade 60,66 pontos). Concluiu-se que a maior parte dos conteúdos dos websites com orientações sobre o Sistema FM para professores foi classificada como ruim, demonstrando que a confiabilidade para escolhas de tratamento por meio dessas informações online não é tão segura. Torna-se essencial o oferecimento de informação de qualidade bem como a avaliação da informação em saúde disponibilizada, a fim de garantir que os websites disponíveis sejam críveis e tragam segurança, de modo a auxiliar os professores na inclusão dos alunos usuários deste dispositivo em sala de aula.

1.Barreiros GE, Mendes BCA, Ficker LB, Novaes BCAC. Reabilitação auditiva: papel da família na adesão ao uso do sistema de transmissão sem fio na escola. Disturb Comum. 2016;28(4):718-29.

2.Carvalho DS, Pedruzzi CM. Uso do sistema de frequência modulada por escolares com perda auditiva. Disturb Comum. 2019; 31(1):12-21.

3.Roshan A, Agarwal S, England RJ. Role of information available over the internet: what are the parents of children undergoing tonsillectomy likely to find? Ann R CollSurg Engl. 2008; 90(7):601-5.

4.Charnock D, Shepperd S, Needham G, Gann R. DISCERN: an instrument for judging the quality of written consumer health information on treatment choices. J Epidemiol Commun Health. 1999;53(2):105–111.

5.Liang J, Xian D, Liu X, Fu J, Zhang X, Tang B, Lei J. Usability study of mainstream wearable fitness devices: feature analysis and system usability scale evaluation. JMIR Mhealth Uhealth. 2018;6(11):e11066.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.215
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/36eia/anais-trabalhos-consulta/215