Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

AVALIAÇÃO DO POTENCIAL EVOCADO AUDITIVO EM CRIANÇAS COM GAGUEIRA
Sleifer, P. ; Lima, M. S. ; Crusius, J. S. ; Bueno, C. D. ;

Introdução: O Potencial Evocado Auditivo Cognitivo P300 é um potencial de longa latência de pico positivo por volta de 300ms obtido através da tarefa de identificação de um estímulo raro em meio a outros estímulos frequentes (paradigma oddball). É considerado um potencial endógeno, ou seja, envolve a realização de uma tarefa cognitiva, de modo voluntária e ativa. Representa respostas cerebrais relacionadas às habilidades de atenção, discriminação, memória e integração, tendo como principais sítios geradores o hipocampo, córtex auditivo e córtex frontal. A gagueira é um distúrbio de fluência caracterizada por interrupções no fluxo da fala, sendo essas de forma involuntária e atípica comprometendo assim a clareza do discurso. A pesquisa desse potencial na população com gagueira é importante para ajudar no entendimento de fatores que influenciam na fluência da fala, visto que, áreas cerebrais avaliadas no P300 estão também associadas a processos auditivos-linguísticos. Objetivo: Analisar os achados do potencial cognitivo (P300) em crianças com gagueira, sem queixas auditivas, com limiares auditivos dentro dos padrões de normalidade e comparar com grupo controle. Método: Estudo do tipo transversal, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob número 55977316.8.0000.533. A casuística foi composta por 51 crianças de ambos os sexos com idade entre 6 e 10 anos, divididas em grupo estudo (GE), composto por 17 crianças com gagueira e grupo controle (GC), composto por 34 crianças sem gagueira, sem diagnóstico de patologias otológicas ou outras doenças. Foram realizadas uma avaliação audiológica periférica básica (Meatoscopia, Audiometria Tonal, Audiometria Vocal, Medidas de Imitância Acústica) e avaliação do potencial cognitivo P300 em todas as crianças. As crianças com gagueira realizaram anamnese específica e filmagem de fala espontânea, posteriormente transcrita e analisada quanto à severidade da gagueira, para avaliar fluência. Resultados: Os achados foram significativos para as latências e amplitudes do P300. O grupo com gagueira, obteve latências mais atrasadas e amplitudes reduzidas quando comparadas ao grupo sem gagueira; também foram identificadas alterações na morfologia das ondas do P300 no GE. Conclusão: Na amostra estudada as crianças com gagueira apresentaram pior desempenho quando comparadas ao grupo controle. Verificou-se atraso nas latências do P300 nas crianças do grupo estudo, além disso, houve correlação entre severidade da gagueira e aumento de latência da onda P300.


1. DIDONÉ, D. D. et al. Potencial evocado auditivo P300 em adultos: valores de referência. einstein (São Paulo), São Paulo, v. 14, n. 2, p. 208-212, Jun. 2016. Disponível em: https://journal.einstein.br/pt-br/article/potencial-evocado-auditivo-p300-em-adultos-valores-de-referencia/ . Acesso em: 05 jun.2021.
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DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.216
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/36eia/anais-trabalhos-consulta/216