APLICABILIDADE E RESPOSTAS DO POTENCIAL EVOCADO AUDITIVO FREQUENCY FOLLOWING RESPONSE NA POPULAÇÃO INFANTIL: REVISÃO SISTEMÁTICA E METANÁLISE
Bueno, C. D. ;
Ferreira, D. A. ;
Riesgo, R. S. ;
Sleifer, P. ;
Introdução: O Frequency Following Response (FFR) é um procedimento eletrofisiológico objetivo que avalia a decodificação de um estímulo complexo de fala no Sistema Nervoso Auditivo Central (SNAC). Este exame demonstra-se promissor para avaliação de crianças pequenas, uma vez que não exige a participação ativa do paciente, e é de suma importância o conhecimento de suas aplicabilidades e respostas para que seja incorporado na prática clínica. Objetivo: Verificar a aplicabilidade e respostas do FFR na população infantil. Metodologia: Conduziu-se uma busca utilizando os descritores Evoked potentials, auditory AND Speech AND Children, Electrophysiology AND Speech AND Children, Brain Stem AND Speech AND Children e Event-related Potential AND Speech AND Children nas bases de dados MEDLINE, IBECS, LILACS, SCIELO, Cochrane e literatura cinzenta (pesquisas realizadas no google acadêmico e nas referências bibliográficas dos estudos) no mês de julho de 2019. Foram incluídos artigos em português, inglês e espanhol sem limitação de data inicial. A qualidade metodológica dos artigos com relação à avaliação do risco de viés foi realizada pela escala Quality Assessment Tools e ferramenta da colaboração Cochrane para estudos transversais e ensaios clínicos randomizados, respectivamente. A recuperação de dados dos estudos incluídos foi conduzida por um revisor e conferida por um segundo revisor de forma independente. A análise qualitativa dos artigos selecionados considerou os seguintes aspectos: autor, ano e país de origem, objetivo do estudo, população, amostra, gênero e idade dos participantes e, por fim, os resultados gerais do FFR. Igualmente, foi averiguado a aplicabilidade do FFR em cada estudo incluído. Em relação à análise quantitativa foram extraídos o número de sujeitos em cada grupo e, quando disponíveis, média e desvio padrão para latências das ondas V, A, C, D, E, F e O. A metanálise dos componentes do FFR foi realizada usando o método de efeitos aleatórios, e os resultados dos efeitos combinados são a diferença média, com intervalo de confiança de 95%. Resultados: A estratégia de busca resultou na seleção final de 28 artigos, classificados como artigos originais. Os estudos evidenciaram uma ampla gama de aplicabilidades do FFR em crianças, incluindo Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), dificuldade de leitura, Síndrome de Rett, otite, desvio fonológico, epilepsia, dificuldade de aprendizagem, dificuldade de linguagem e treinamento auditivo. Na análise metanalítica foram identificadas diferenças significativas em relação aos valores de latências no grupos de crianças com otite (aumento latência ondas V, A, C, D, F e E), TPAC (aumento latência onda V, A e C) e dificuldades de aprendizagem e desvio fonológico (aumento latência da onda A) e TEA (aumento latência onda D), quando comparadas aos grupos controles. Conclusões: O estudo demonstrou a existência de diversas aplicabilidades do FFR em crianças, mostrando que este procedimento pode ser realizado em diferentes populações infantis com objetivo de averiguar o processamento auditivo dos sons de fala. Além disso, verificou-se o aumento das latências das ondas do FFR principalmente nos grupos com otite e TPAC.
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