Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

ABORDAGENS MUSICAIS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES USUÁRIOS DE IMPLANTE COCLEAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
SAID, P.M. ;

Introdução
A literatura aponta que abordagens musicais são estratégias eficazes para promover diversos tipos de habilidades, o que pode justificar a sua aplicabilidade nos vários contextos vivenciados por seres humanos. Todo indivíduo possui uma aptidão musical e quanto mais cedo se beneficiar de um ambiente musical, mais cedo sua aptidão irá aumentar. Desta forma, as experiências auditivas que o indivíduo tem nos primeiros anos de vida são fundamentais para que ele se torne um bom ouvinte e desenvolva diversas habilidades. No caso de pessoas portadoras de deficiência auditiva, observa-se que geralmente as mesmas têm dificuldade em desenvolver essas habilidades, principalmente as com perdas auditivas neurossensorial de grau severo a profundo, usuárias de Implante Coclear.
Objetivos
Analisar os contributos de abordagens musicais (educação musical, musicoterapia, apreciação e percepção musical) para crianças e adolescentes usuários de implante coclear.
Métodos de Busca
Foi realizada uma busca bibliográfica nas bases de dados para pesquisa de artigos científicos indexados em abril de 2020: CENTRAL (2015 até 2020), MEDLINE (2009 até 2018), EMBASE (2012 até 2018), CINAHL (2012), ICTPR (2017), PubMed (1995 até abril/2020), LILACS (2012 até o ano de 2018), SciELO (2012 até 2018), A&HCI (2009 até 2017), SSCI (2009 até 2017), CPCI-SSH (2009 até 2017) e WORLDCAT (todos os anos disponíveis). Não foram aplicados limites de data e idioma.
Critério de Seleção
Nós planejamos incluir nessa revisão estudos clínicos randomizados, que incluíssem pelo menos um dos nossos desfechos primários ou secundários.
Coleta de Dados e Análises
Por meio de uma análise minuciosa as autoras analisaram todos os títulos e resumos identificados por meio da estratégia de pesquisa para determinar sua elegibilidade. Para a nossa análise, planejamos usar a diferença média para dados contínuos, com intervalos de confiança de 95%, e usar o modelo estatístico de efeitos aleatórios quando as estimativas de efeito de dois ou mais estudos pudessem ser combinadas em uma meta-análise.
Resultados
Foram encontrados 619 estudos por meio da nossa estratégia de busca e não foram encontrados estudos clínicos randomizados que utilizassem abordagens musicais em crianças e adolescentes usuários de implante coclear.
Conclusão dos Autores
Concluímos que não há evidências disponíveis de estudos clínicos randomizados para basear um julgamento sobre a eficácia das abordagens musicais m crianças e adolescentes usuários de implante coclear. Essa revisão encoraja futuras pesquisar utilizando um modelo metodológico controlado através de estudos clínicos randomizados por meio de uma equipe multidisciplinar que inclua um músico profissional experiente na área.

Patel, A. D. (2014). Can nonlinguistic musical training change the way the brain processes speech? The expanded OPERA hypothesis. Hearing research, 308, 98-108.

Pesnot Lerousseau, J., Hidalgo, C., & Schön, D. (2020). Musical Training for Auditory Rehabilitation in Hearing Loss. Journal of Clinical Medicine, 9(4), 1058.

Torppa, R., & Huotilainen, M. (2019). Why and how music can be used to rehabilitate and develop speech and language skills in hearing-impaired children. Hearing research, 380, 108-122.

Yang, J., Liang, Q., Chen, H., Liu, Y., & Xu, L. (2019). Singing Proficiency of Members of a Choir Formed by Prelingually Deafened Children With Cochlear Implants. Journal of Speech, Language, and Hearing Research, 62(5), 1561-1573.
DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.223
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/36eia/anais-trabalhos-consulta/223