Encontro Internacional de Audiologia

ANAIS - TRABALHOS CIENTÍFICOS

CONTRIBUTOS DA MÚSICA NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES PERCEPTIVAS, COGNITIVAS E SOCIAIS EM CRIANÇAS COM IMPLANTE COCLEAR
SAID, P.M. ; FREDERIGUE-LOPES, N.B. ; RAZABONE, L.C. ; ABRAMIDES, D.V.M. ;

A inclusão socioeducativa e cultural de crianças é um tema atual tendo em vista as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) que preconizam o desenvolvimento das habilidades de vida como fator de proteção nestas etapas do ciclo vital. A literatura aponta que atividades musicais, como a musicalização infantil, é estratégia eficaz para promover tais habilidades, o que pode justificar a sua aplicabilidade nos vários contextos vivenciados por crianças. No caso de crianças com Implante Coclear (IC), observa-se que geralmente as mesmas têm dificuldade em desenvolver essas habilidades. Objetivos: investigar o efeito da Musicalização Infantil sobre o repertório de habilidades perceptivas, cognitivas e sociais em crianças com IC entre 06 e 10 anos de idade. Métodos: Foram selecionados para o presente estudo 10 sujeitos com IC, ambos os sexos, faixa etária de 06 a 10 anos, que formaram o grupo experimental. Este foi um estudo clínico randomizado, duplo-cego, que foi adotado por envolver a condição experimental permitindo múltiplas comparações, onde todos os sujeitos participaram de um semestre de aulas de musicalização infantil e foram avaliados quatro vezes, dois meses antes do início, no início, no meio e ao final da coleta, por meio do Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (SSRS), Inventário multimídia de habilidades sociais (IMHS), Teste de Classificação de Cartas de Wisconsin (WCST) e Escala de Bem-estar e Envolvimento, utilizado para avaliar os sujeitos durante as aulas, que foram gravadas e foram avaliadas por três juízes (educadores musicais externos a coleta), pré e pós intervenção. As Educadoras Musicais envolvidas na coleta também avaliaram os sujeitos durante e após o término da coleta, por meio do diário de classe. O teste de Kappa de Fleiss verificou a confiabilidade intrajuizes nas análises da escala de bem-estar e envolvimento e para avaliar os dados gerados pelo referido instrumento foi utilizado o Teste de Wilcoxon. Para comparação das múltiplas avaliações dos outros instrumentos foi utilizado o Teste ANOVA para análise de variância de medidas repetidas. (p<0,05). Este Estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da FOB/USP-nº 2.820.891. Resultados Os resultados apontam que houve melhora estatisticamente significativa no SSRS no escore global e nos fatores, responsabilidade, desenvoltura social, autocontrole, assertividade, afetividade e cooperação, civilidade e nos problemas de comportamento externalizantes, bem como na competência acadêmica. O IMHS apresentou diferença estatisticamente significante na assertividade e enfrentamento-habilidoso, habilidoso passivo e Participação – Não Habilidoso Passivo. O WSCT apontou significância no nível conceitual, categorias completadas, número de ensaios e aprendendo a aprender. O teste de Wilcoxon apontou diferença estatisticamente significante na visão dos juízes na escala de bem-estar e envolvimento. Conclusão: Concluiu-se que crianças com IC, expostas a Musicalização Infantil, obtiveram melhora no repertório de Habilidades Cognitivas (funções executivas), Sociais (responsabilidade, afetividade, cooperação, assertividade, desenvoltura social, civilidade, autocontrole, enfrentamento e participação) com redução de problemas de comportamento externalizantes e hiperatividade e incremento da competência acadêmica. No que se refere aos níveis de bem-estar e envolvimento, também houve melhora estatisticamente significante.
Palavras-chaves: Música. Implante Coclear. Cognição. Percepção. Habilidades Sociais.

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DADOS DE PUBLICAÇÃO
Página(s): p.225
ISSN 1983-1793X
https://audiologiabrasil.org.br/36eia/anais-trabalhos-consulta/225