A FAMILIA NO PROCESSO DE REABILITAÇÃO DE INDIVÍDUOS COM PERDA DE AUDIÇÃO: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
Castro, M. P. ;
Grácia, F. A. P. S. ;
Martinho, J. G. ;
Oliveira, P. P. ;
Pinto, S. G. ;
A presente pesquisa refere-se a revisão integrativa da literatura sobre o tema: a participação da família no processo de reabilitação do indivíduo com deficiência auditiva. Teve por objetivo realizar uma revisão da literatura nacional, no modelo integrativo, sobre a participação da familia no processo de reabilitação fonoaudiológica de indivíduos com deficiência auditiva, a fim de identificar o cenário científico sobre o tema proposto, bem como a contribuição das pesquisas para o conhecimento da área e para a implementação de procedimentos que auxiliem a participação da família no processo terapêutico. A coleta de dados foi realizada em bases eletrônicas de informações: Portal de Periódicos CAPES/MEC, Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Sistema da Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS) e National Library of Medicine (MEDLINE e PUBMED). Os critérios de inclusão dos artigos foram: artigos de publicação nacional, na língua portuguesa, com publicação nos últimos 15 anos (2005 a 2020). A amostra foi composta por 22 artigos (14 pesquisas de campo, seis estudos de caso e duas revisões de literatura). Entre os 22 artigos, oito pesquisas utilizaram instrumentos como escalas e protocolos; também oito realizaram entrevistas com os familiares; sete aplicaram o procedimento de video feedback, cinco usaram questionários e dois coletaram dados da literatura. Vinte artigos citaram que os participantes com deficiência auditiva eram usuários de algum tipo de dispositivo de amplificação sonora (AASI e/ou IC). Para análise dos dados, a amostra sofreu dois tipos de agrupamento. No primiero foi subdividida segundo os instrumentos utilizados: Grupo 1, com onze artigos que utilizaram algum tipo de protocolo para coleta de dados; Grupo 2, com onze artigos que usaram algum tipo de entrevistas (estruturadas, semi-estruturadas ou informais); e Grupo 3, com seis artigos que usaram video feedback. O segundo agrupamento referia-se ao tipo de objetivo: Grupo A, formado por nove artigos cujos objetivos eram investigar aspectos relacionados às expectativas e às emoções dos pais com relação aos filhos com deficiência auditiva; Grupo B, que incluiu onze pesquisas que utilizaram procedimentos que estimulavam a participação dos pais no processo terapêutico; e Grupo C, formado pelos dois artigos de revisão da literatura. De forma geral, na maioria dos estudos o tipo de dispositivo de amplificação sonora não foi citado como fator influente na participação familiar. A análise de alguns estudos demonstraram as dificuldades afetivas, comunicativas e de qualidade de vida para famílias de indivíduos com deficiência auditiva; entretanto, outros estudos identificaram que há procedimentos que favorecem a atuação dos pais no processo de reabilitação fonoaudiológica, sendo os estudos com uso de video feedback os que trouxeram mais ênfase sobre tal contribuição. Conclui-se que a heterogeneidade nos estudos analisados permitiu identificar os cenários e os procedimentos dos estudos realizados; porém, não foi possivel identificar o procedimento que contribui de forma mais efetiva para a participação e o envolvimento dos pais no processo de reabilitação fonoaudiológica dos filhos deficientes auditivos.
Palavras chave: audição; deficiência auditiva; reabilitação; família
1) Brazorotto, J. S., Costa, K. J., de Souza, A. S., & Lima, M. C. O. (2020). Impacto do enquadre terapêutico em grupo nas necessidades de famílias de crianças com deficiência auditiva. Distúrbios da Comunicação, 32(1), 1-13. (14)
2) Lima, M. C. D. O., Souza, A. S. D., Santos, I. R. D. D., Carvalho, W. L. D. O., & Brazorotto, J. S. (2019). Análise da efetividade de um programa de intervenção para famílias de crianças com deficiência auditiva. In CoDAS (Vol. 31, No. 3). Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. (15)
3) Santos, I. R. D. D., & Brazorotto, J. S. (2018). Intervenção guiada por videofeedback a famílias de crianças com deficiência auditiva. In CoDAS (Vol. 30, No. 1). Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. (16)
4) Prado, M. D. C. R. D., & Abramides, D. V. M. (2018). O uso de cenários cotidianos baseados na ferramenta educacional My World com mães de crianças e adolescentes com deficiência auditiva. Audiology-Communication Research, 23. (17)
5) Guijo, L. M., & Delgado-Pinheiro, E. M. C. (2016). Caracterização da interação comunicativa entre pais de crianças e adolescentes deficientes auditivos que utilizam comunicação oral. Revista CEFAC, 18(5), 1060-1068. (18)
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