AUDBILITY: EFICÁCIA DE UM PROGRAMA ON-LINE DE TRIAGEM DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL
Carvalho, N.G ;
Amaral, M.I.R ;
Colella-Santos, M.F.C ;
Introdução: Desde a década de 80 há interesse pelo desenvolvimento de baterias com propósito de triagem do processamento auditivo central (PAC) em escolares. Atualmente, há o desenvolvimento de baterias que contemplam diferentes habilidades auditivas por meio de tarefas interativas e lúdicas. O AudBility é um novo programa on-line de triagem das habilidades auditivas no contexto brasileiro. Objetivo: Contribuir com a validação do AudBility, considerando o módulo entre 6 e 8 anos, a partir da investigação da sensibilidade, especificidade e correlação, bem como sugerir um protocolo mínimo de triagem do PAC nessa faixa etária. Método: Estudo do tipo descritivo analítico, prospectivo de acurácia diagnóstica, de corte transversal, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (nº2.294.609). A partir de amostra de conveniência de uma Escola da Rede Pública de Ensino, participaram 154 escolares na faixa etária entre 6 e 8 anos, falantes nativos do português do Brasil, sem diagnóstico prévio de alterações cognitivas/síndromes ou transtornos do neurodesenvolvimento. Foi realizada a triagem auditiva periférica (otoscopia e imitanciometria) e aplicado o AudBility. As tarefas do AudBility analisadas foram: localização sonora (LS), fechamento auditivo (FA), figura-fundo (FF), dicótico de dígitos (DD), resolução temporal (RT) e ordenação temporal de frequência (OT-F) e questionário de autopercepção inserido no programa. Após a triagem escolar, 112 crianças compareceram ao Laboratório da Instituição e realizaram avaliação audiológica básica e comportamental do PAC para análise de correlação das tarefas de triagem com os testes de diagnóstico. O cálculo da eficácia (sensibilidade/especificidade) de cada tarefa foi obtido por meio da construção da curva ROC para os testes que tiveram mais de cinco crianças alteradas no diagnóstico. Resultados: Na faixa etária entre 6 e 7 os valores de acurácia foram: FA (76,9%); FF (61,6%); DD (78,8% à orelha direita e 84,4% à orelha esquerda no sexo feminino e de 63,2% à orelha esquerda no sexo masculino); RT (77,1%) e OT-F (74,4% à orelha direita e 82,4% à orelha esquerda). Aos 8 anos os valores foram: FF (76,5%); DD (71,7% à orelha esquerda do sexo feminino e de 77% à orelha direita no sexo masculino); RT (56,5%) e OT-F (54,1% à orelha direita e 70% à orelha esquerda). Na análise do questionário de autopercepção na faixa etária de 6 e 7 anos os valores de acurácia foram de 64,8% e aos 8 anos 72,8%. Na análise de correlação, considerando as crianças com normalidade no diagnóstico do PAC, foi encontrado na idade entre 6 e 7 anos correlação nas tarefas de FA, RT, DD, FF e OT-F. Aos 8 anos houve correlação nas tarefas DD e OT-F. Conclusões: O AudBility apresentou variações nos valores de sensibilidade e especificidade entre as tarefas auditivas e faixas etárias, com melhor eficácia em escolares na faixa etária entre 6 e 7 anos, exceto para a tarefa FF. Houve correlação entre triagem e diagnóstico em um maior número de tarefas na faixa etária de 6 a 7 anos. Sugere-se como protocolo mínimo as tarefas DD e RT e que aos 8 anos seja incluído o questionário de autopercepção.
1- Amaral MIR, Carvalho NG, Colella-Santos MF. Computer-based central auditory processing screening for school aged children (audBility): an initial investigation. CoDAS. 2019; 31: 1-11.
2- Barker MD, Purdy SC. An initial investigation into the validity of a computer-based auditory processing assessment (Feather Squadron). Int J Audiol. 2016; 55:173-83.
3- Carvalho NG, Ubiali T, Amaral MI, Colella-Santos MF. Procedures for central auditory processing screening in schoolchildren. Braz J Otorhinolaryngol. 2019; 85:319-28.
4- Souza IMP, Carvalho NG, Plotegher SDCB, Colella-Santos MF, Amaral MIR. Triagem do processamento auditivo central: contribuições do uso combinado de questionário e tarefas auditivas. Audiol., Commun. Res. 2018; 23: 1-8.
5- Yathiraj A, Maggu AR. Screening test for auditory processing (STAP): a preliminary report. J Am Acad Audiol.2013;24:867-78.
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