OCORRÊNCIA DE ALTERAÇÕES AUDIOLÓGICAS EM ESCOLARES DE UMA CIDADE DO NORDESTE BRASILEIRO
Farias, T. R. F ;
Nunes-Araújo, A. D. S. ;
Chung, K. ;
Balen, S. A. ;
Introdução: A perda auditiva é um dos principais transtornos que afetam a comunicação, de tal maneira que essa dificuldade em escolares pode ampliar os desafios acadêmicos. A triagem auditiva nessa faixa etária pode diminuir os impactos da perda auditiva e permitir uma intervenção precoce. Objetivo: Avaliar a ocorrência de alterações audiológicas em escolares de uma cidade do Nordeste brasileiro. Metodologia: Estudo transversal aprovado pelo Comitê de Ética da Instituição (n°3.442.963), que avaliou 278 escolares entre 6 e 18 anos de uma escola pública, dos quais 184 compuseram a amostra. Estes foram avaliados por um protocolo de triagem composto por timpanometria, emissões otoacústicas por produto de distorção e audiometria tonal liminar, sendo previamente avaliados por meatoscopia. Resultados: 9,35% (52) das orelhas avaliadas inicialmente tinham oclusão ocasionada por cerume. Dos escolares que compuseram a amostra, 15,76% (29) foram identificados com perda auditiva falhando em pelo menos um procedimento em uma orelha, no qual a ocorrência de falha foi mais elevada pelos resultados da audiometria tonal liminar com perdas auditivas leves (até 35 dB). Apenas um escolar apresentou falha nos três procedimentos. Conclusão: Este estudo identificou a ocorrência de 15,76% de alterações auditivas em escolares em uma cidade do Nordeste brasileiro, além da presença de 9,35% de orelhas com excesso de cerume. Na análise isolada dos procedimentos estudados, a audiometria identificou maior ocorrência de alterações audiológicas em comparação à timpanometria e às emissões otoacústicas evocadas por produto de distorção.
FARIAS, V.V.; CAMBOIM, E.D.; AZEVEDO, M.F., et al. Ocorrência de falhas na triagem auditiva em escolares. Revista CEFAC, v. 14, n. 6, p. 1090-5, 2012. doi: 10.1590/S1516-18462012005000013
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