ACURÁCIA DE MÉTODOS COMPUTADORIZADOS PARA TRIAGEM AUDITIVA EM ESCOLARES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Nunes-Araújo, A. D. S. ;
Silva, C. R. L. ;
Souza, D. L. B. ;
Taveira, K. V. M. ;
Balen, S. A. ;
Barbosa, I. R. ;
Introdução: Métodos computadorizados devem ser considerados na triagem auditiva na população escolar devido sua facilidade e agilidade em identificar a perda auditiva. A pergunta de pesquisa focada dessa revisão foi “qual a acurácia de métodos computadorizados para triagem auditiva na população escolar?”. Métodos: Revisão sistemática, reportada a partir das orientações do Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-analysis of Diagnostic Test Accuracy Studies (PRISMA-DTA). Protocolo cadastrado no International Prospective Register of Systematic Reviews (PROSPERO) sob número CRD42020189296. Foram incluídos estudos comparando a acurácia diagnóstica de métodos computadorizados e audiometria de tom puro. As medidas desfechos coletadas foram: sensibilidade, especificidade, valores preditivos positivo (VPP) e negativo (VPN), e acurácia. Todas as etapas foram conduzidas por dois pesquisadores independentes – leitura de títulos e resumos, leitura de texto completo, extração de dados e análise do risco de viés com Quality Assessment of Diagnostic Accuracy Studies (QUADAS-2). Resultados: Foram encontrados 760 registros. Nos seis estudos incluídos, foram identificados dois aplicativos de smartphone, um software, um audiômetro baseado em tablet, um audiômetro baseado em computador e um audiômetro com acesso remoto. A sensibilidade e a especificidade variaram substancialmente entre os estudos, com sensibilidade entre 58 e 100% e especificidade de 20 a 100%. Os valores preditivos também variaram, VPP de 16 a 51%, e VPN de 43% a 99%. A acurácia variou de 69 a 97%. Os estudos incluídos tiveram baixo risco de viés e baixa preocupação com aplicabilidade. Conclusão: Entre os seis instrumentos identificados, três apresentaram sensibilidade e especificidade maior que 70% - teleaudiômetro baseado em tablet P.E.T.I.T, aplicativo HearScreen™, e audiômetro chinês baseado em computador. Todos os instrumentos podem ser usados na triagem auditiva escolar e mudanças nos critérios passa-falha irão alterar as medidas de acurácia diagnóstica.
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Nunes, A. D. da S., Silva, C. R. de L., Balen, S. A., Souza, D. L. B. de, & Barbosa, I. R. (2019). Prevalence of hearing impairment and associated factors in school-aged children and adolescents: a systematic review. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology, 85(2), 244–253. https://doi.org/10.1016/j.bjorl.2018.10.009
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Yong, M., Panth, N., McMahon, C. M., Thorne, P. R., & Emmett, S. D. (2020). How the World’s Children Hear: A Narrative Review of School Hearing Screening Programs Globally. OTO Open, 4(2), 2473974X2092358. https://doi.org/10.1177/2473974x20923580
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