AVALIAÇÃO VESTIBULAR EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)
Cabral, A. M. L. ;
Carneiro, D. L. S. ;
Evangelista, E. K. B. ;
Silva, A. N. S. ;
Silva, J. Q. ;
Fernandes, S. F. S. ;
Santos, T. O. N. ;
Santos, M. M. V. ;
Lins, I. P. S. ;
Griz, S. M. S. ;
Introdução: O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é caracterizado por indivíduos que apresentam desatenção, hiperatividade e impulsividade, independente de outros diagnósticos psiquiátricos. Alguns estudos indicam que essas crianças apresentam a marcha e o equilíbrio alterados. Além disso, pacientes com TDAH são apontados com uma piora na função vestibular quando comparadas a crianças de mesma idade com desenvolvimento típico. Essa característica pode acarretar um pior desempenho cognitivo, além de influenciar na evolução da criança no ambiente escolar. Objetivo: Descrever os exames mais realizados na investigação do funcionamento vestibular das crianças e adolescentes com TDAH. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa, realizada no mês de maio de 2021, norteada pela seguinte pergunta condutora: Quais os exames mais utilizados para avaliar o sistema vestibular de crianças e adolescentes com TDAH? Foram utilizadas as seguintes bases de dados como fonte de artigos: Biblioteca Virtual em Saúde, Cochrane Library, SciELO, ScienceDirect, Scopus, PubMed e Web of Science. Para a busca utilizamos uma única chave em todas as bases: “attention déficit disorder with hyperactivity” AND “Vestibular screening” OR “test, vestibular function” OR “vestibular function test” AND “children” OR “child”. Foram incluídos estudos realizados com crianças de 0 até 18 anos, com diagnóstico de TDAH, que poderiam fazer uso de Metilfenidato (Ritalina), sem restrição de ano e idioma. Foram excluídos estudos com animais, artigos de revisão, capítulos de livro, trabalhos de conclusão de curso, dissertação de mestrado e teses de doutorado. Resultados: Inicialmente foram encontradas 1.357 publicações. Após leitura de título e resumo, restaram 49 para serem lidos na íntegra. Foram removidas 23 duplicatas e 6 estudos foram incluídos nesta revisão. Todos os estudos foram de estudos de Caso-Controle, publicados entre os anos de 2007 e 2020. A idade mínima encontrada dos participantes foi de 7 anos e a máxima 14 anos de idade. Nenhum dos estudos apresentou relato sobre queixas e/ou sintomas dos participantes. Os exames trazidos nos estudos como sendo realizados nas crianças e adolescentes com TDAH para avaliação vestibular foram: Vectoeletronistagmografia (VENG), Potencial Evocado Miogênico Cervical (cVEMP), Cadeira rotatória, Functional Head Impulse Test (fHIT), teste Bruininks-Oseretsky (BOT) e Vestibular Oculomotor Motor Screening (VOMS), sendo os mais utilizados pelos estudos inseridos a Cadeira Rotatória e a cVEMP. Foi observado que as crianças com TDAH apresentam resultados significativamente piores nesses testes quando comparados a crianças com desenvolvimento típico. Apenas um estudo realizou reabilitação vestibular nesta população. Conclusão: É importante realizar uma avaliação vestibular em pacientes com TDAH, a fim de diagnóstico precoce de alteração vestibular, caso eles tenham, e consequentemente intervenção adequada, como a reabilitação vestibular e/ou outra técnica que seja adequada e necessária a cada caso.
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Wang, J.; Wang, Y.; Ren, Y. A case-control study on balance function of attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) children. Beijing Da Xue Xue Bao, v. 35, n. 3, p. 280–283, 2003.
Schautzer, F.; Hamilton, D.; Kalla, R.; Strupp, M.; Brandt, T. Spatial memory deficits in patients with chronic bilateral vestibular failure. Ann N Y Acad Sci, v. 1004, p. 316–324, 2003.
DADOS DE PUBLICAÇÃO